Livro reúne contos dos alunos do Proeja
23/11/2017 - 14h25

Neste sábado (25), o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja-Uniso) lançará seu terceiro livro “PROEJA-Uniso: Contos e Emoções”, durante a cerimônia de formatura dos 213 alunos concluintes da primeira e segunda fase do Ensino Fundamental. O evento acontecerá às 8h30, no Auditório Central da Cidade Universitária, com distribuição dos exemplares.
O livro, publicado pela Crearte Editora, conta com a participação de 123 alunos, que apresentam histórias reais e contos de fada com lições de moral. Os textos foram desenvolvidos durante as aulas, com tema livre, inclusive com a participação de alunos em processo de alfabetização, que transmitiram oralmente os contos às professoras.
A publicação tem o prefácio do professor Aldo Vannucchi, Assessor Especial da Reitoria, que foi o idealizador do Programa, durante sua gestão como primeiro Reitor da Uniso, e apresentação do professor Fernando Negrão Duarte, com organização da equipe pedagógica do Proeja. Também colaboram 24 professores que atuaram na orientação dos textos, supervisores e coordenadores do Programa e secretários municipais de Educação.
O Programa já possui dois livros publicados: “Proeja – Uniso – História, Teoria e Prática” e “Proeja Uniso: Percepções da vida em poesia", que reúne poesias dos estudantes.

Proeja/Uniso – O Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) faz parte das ações de Extensão da Uniso e tem como objetivo viabilizar em conjunto com a comunidade e cidades da Região, a possibilidade de conclusão do ensino fundamental.
Atualmente, o Programa acontece nas cidades de Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Itapetininga, Mairinque, Pilar do Sul, São Roque, Tatuí e em Sorocaba, na Associação Círculo Operário.
Desde que foi criado, em 1998, 28.111 alunos passaram pelo Programa, com 5.202 formandos, e também foram realizados 4.113 exames oftalmológicos gratuitos aos participantes em parceria com o BOS. A coordenação é da professora Beatriz Elaine Picini Magagna.
Recentemente, o Proeja venceu o Prêmio Sorocaba de Inovação, na categoria “Inovação Social”, promovido pelo Parque Tecnológico de Sorocaba, com o objetivo de reconhecer os projetos inovadores que contribuem para o desenvolvimento da cidade.