ACESSO RÁPIDO


Biblioteca "Aluísio de Almeida"

Conheça a Biblioteca



História Ver texto

A história da Biblioteca “Aluísio de Almeida” acompanha a história da Universidade de Sorocaba.

Com um acervo de aproximadamente 579 livros, doados pela Família Scarpa, a fundação da Biblioteca ocorreu em março de 1954, ano em que a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba (FAFI) iniciou suas atividades. Em 1959, acompanhando o crescimento da Faculdade e criação de novos cursos, a Biblioteca já contava com 4.270 volumes em seu acervo. Vinte anos depois, sob o nome de Biblioteca da Fundação Dom Aguirre, seu acervo totalizava 20.698 volumes.

Em 1981, em homenagem ao Monsenhor Castanho de Almeida, o nome da biblioteca passou a ser Biblioteca “Aluísio de Almeida”, pseudônimo deste grande historiador sorocabano. A partir daí, depois de muito trabalho, a biblioteca cresceu em espaço físico e organização, recebendo, em 1994, o tão esperado título de Biblioteca Universitária.

Ao completar 40 anos, a Biblioteca “Aluísio de Almeida” contava com um acervo de 46.349 volumes (livros) e 1.570 títulos (periódicos).

Hoje a Biblioteca, aos 58 anos, possui mais de 225 mil* volumes entre livros, periódicos, materiais audiovisuais, etc. Acompanhando a evolução tecnológica, disponibiliza a informação nos mais variados suportes. Além dos materiais bibliográficos e audiovisuais, estão disponíveis periódicos eletrônicos, artigos de periódicos, teses e dissertações e acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.

Abrangendo todas as áreas do conhecimento, é rica em informação! Além de atender a todos os cursos da Universidade, também contribui para a formação cultural de seus usuários.

*dados de dezembro/2012.


Patrono - Monsenhor Luiz Castanho de Almeida Ver texto

Aluísio de Almeida, pseudônimo de Monsenhor Luiz Castanho de Almeida, nasceu em 6 de novembro de 1904, em Guareí, estado de São Paulo.

Padre, historiador, escritor, o patrono da biblioteca é autor de vários livros sobre Folclore, Religião e História, em especial a de nossa cidade de Sorocaba, além de ter contribuído com a imprensa local através de artigos sobre temas específicos, abrangendo todos os assuntos.

Breve biografia:

Ingressou no seminário em 1918; cursou Filosofia e Teologia. Tendo concluído os estudos para o sacerdócio em 1924, precisou aguardar a idade mínima para ordenar-se, no dia 8 de maio de 1927, na Catedral de Sorocaba.

Foi padre coadjutor em Itararé e Itapetininga entre 1929 e 1930, até que assumiu sua própria paróquia em Guareí. Foi transferido para Sorocaba em 1933, onde residiu até o fim de sua vida.

O gosto pela pesquisa surgiu em 1939. Passava horas nos arquivos da Cúria Diocesana, da Prefeitura e dos cartórios, vasculhando informações sobre a cidade e colaborando com a imprensa local e paulistana. Publicou vários livros.

Fora da literatura, trabalhou pela preservação da memória sorocabana. Padre Castanho, como era chamado Luiz Castanho de Almeida, faleceu em 28 de fevereiro de 1981, em Sorocaba.


Dados do Acervo Ver texto

O acervo é organizado de acordo com a Classificação Decimal Dewey - CDD e o código de catalogação adotado é o Código de Catalogação Anglo-Americano - CCAA2, 2. ed. (AACR2).

É composto por material Bibliográfico: livros, periódicos (jornais e revistas), teses e dissertações; e Audiovisual: fitas de vídeo, DVDs, CD-ROMs e mapas.

A Biblioteca "Aluísio de Almeida" também disponibiliza acervo Braille para usuários portadores de deficiência visual, as Coleções Especiais Aluísio Vieira, Mauro Vallini, Carlos de Angeli e Vera Job (somente para consulta local) e a Coleção Arte na Escola (destinado a professores da rede pública de ensino, também disponível aos nossos usuários para empréstimo).

O sistema de gerenciamento de bibliotecas utilizado é o Pergamum, que permite ao usuário consultar o acervo através dos catálogos eletrônicos (busca por autor, assunto, título, coleção, tipo de material, etc.), verificar a disponibilidade do material, efetuar reserva e renovação.

Para pesquisar os catálogos, basta acessar os terminais de consulta disponíveis nas bibliotecas ou Acesse aqui! A busca poderá ser feita por autor, assunto, título, coleção, etc.


Acervo em números
Tipo de material Títulos Volumes
Livros 77.032 160.986
Periódicos em geral
Periódicos correntes
2.536 
538
72.353
Periódicos eletrônicos 2.142 -
Fitas de vídeo/DVD/CD-ROM 3.119 4.390
Mapas 139 139
Normas 87 168
Bases de dados Disponibilizadas 02 -
Artigos indexados (periódicos publicados pela Uniso) 1.038 -
Total 238.036 volumes

*Atualização: junho/ 2014.


Inscrições de Usuários Ver texto

Alunos: inscrição automática no ato da matrícula. O cartão de identidade estudantil é emitido pelo Serviço de Atendimento ao Aluno – SAA e a senha deve ser cadastrada na Biblioteca.

Professores e funcionários: inscrição automática no ato da admissão pelo Setor de Recursos Humanos. Utilizar o cartão de identidade funcional e cadastrar uma senha na Biblioteca.

Ex-alunos de cursos regulares: a inscrição e o cadastro da senha são feitos na Biblioteca, mediante preenchimento de formulário e apresentação de RG, comprovante de endereço e de conclusão de curso originais e pagamento de taxa anual.

A Biblioteca é aberta à comunidade em geral para consulta local. Para utilizá-la, é necessário apresentar um documento pessoal com foto (preferencialmente RG).

O cartão do usuário é pessoal e intransferível e a senha é a sua segurança, não a forneça para ninguém!



Serviços oferecidos Ver texto
  • Catálogo online;
  • Renovação e reservas online;
  • Consulta online do histórico de empréstimos e materiais pendentes;
  • Empréstimo domiciliar;
  • Empréstimo interbibliotecas (malote entre as unidades);
  • Consulta local;
  • Orientação aos usuários;
  • Serviços de alerta:
    Boletim mensal de novas aquisições;
    Exposição de novos livros e fascículos de periódicos;
  • Capacitação para uso de bases de dados; *
  • Comutação bibliográfica – COMUT / BIREME
    Serviço de busca de informação em artigos de periódicos via correio ou online, em bibliotecas nacionais, mediante taxas pré-estabelecidas.
    Antes de solicitar ao COMUT, verifique se o documento está disponível em nosso acervo e/ou Biblioteca Virtual/Portal de Periódicos da Capes, em texto completo.
    Para solicitar um documento, preencha o formulário online disponível no Sistema Pergamum, opção “MeuPergamum/Solicitações/Comutação bibliográfica”.
  • Orientação de normalização de dissertações e teses; *
  • Ficha catalográfica;
    Os alunos dos programas de mestrado e/ou doutorado que já concluíram sua defesa, antes de enviar o trabalho para encadernação, devem solicitar a ficha catalográfica através do preenchimento online do formulário disponível no Sistema Pergamum, opção “MeuPergamum/Solicitações/Ficha catalográfica”.
    As solicitações serão atendidas por ordem de chegada, por isso, devem ser solicitadas no mínimo com 48 horas de antecedência.
  • Visitas orientadas;*
  • Espaço para exposições;*
  • Convênios (FACENS e SENAC) *

* Serviços que necessitam de agendamento.


Circulação de Materiais


Empréstimo e Renovação Ver texto

O empréstimo é permitido aos alunos, professores, funcionários e ex-alunos de cursos regulares inscritos como usuários especiais.

Podem ser emprestados livros, teses, dissertações, fitas de vídeo, CD-ROMs e DVDs.O empréstimo poderá ser renovado até duas vezes, por igual período, desde que o usuário não esteja em débito com a Biblioteca e que não haja pedido de reserva da publicação por parte de outro usuário. A renovação poderá ser feita via internet ou pessoalmente na Biblioteca, desde que os livros estejam em mãos.

Periódicos, coleções especiais, obras de referência (dicionários, bibliografias, enciclopédias), mapas, obras esgotadas e documentos, podem ser consultados localmente, não sendo permitido o empréstimo domiciliar.

Também não serão emprestados dois exemplares ou mais da mesma obra para o mesmo usuário.

 

Tabela de quantidade e prazo de empréstimo
por categoria de usuário

Categoria de Usuário Quantidade Limite para Empréstimo Prazo de Empréstimo
Especial 3 publicações 10 dias
Funcionários 5 publicações 10 dias
Graduação e Extensão 5 publicações 10 dias
Iniciação Científica* 2 publicações 10 dias
Mestrado e Doutorado 5 publicações 15 dias
Pós-Graduação-Lato Sensu 5 publicações 15 dias
Professores 10 publicações 15 dias
Válida desde 11/08/2014.

 

* OBS.: A categoria de Iniciação Científica será extinta assim que expirar o prazo de validade para os alunos já cadastrados.


Ajuda para Renovação pela Internet Ver texto

Antes de efetuar a renovação do material, o usuário deverá certificar-se de que o mesmo não esteja atrasado ou no limite de renovação, e que não há pendências de multa por atraso de outros materiais em seu nome.

O empréstimo poderá ser renovado até duas vezes, por igual período, desde que o usuário não esteja em débito com a Biblioteca e que não haja pedido de reserva da publicação por outro usuário.

Para efetuar a renovação, siga os seguintes passos:

  • Clique em “Renovação” no item Acesso Usuário ou “Meu Pergamum” na tela de consulta;
  • Digite seu código de identidade estudantil (RA) e sua senha;
  • Selecione a opção Empréstimo/Renovação;
  • Marque o título da publicação que deseja renovar;
  • Clique no botão Gravar e aguarde a confirmação; Anote a nova data de devolução na papeleta que fica no bolso do livro;
  • Para sua maior segurança, imprima o recibo e coloque-o no bolso do livro.

 

ATENÇÃO!

A Biblioteca não se responsabiliza pelas renovações feitas pela internet. Fique atento aos horários de funcionamento, pois, em caso de impossibilidade do acesso online, o usuário deverá fazer a renovação ou devolução pessoalmente na Biblioteca onde efetuou o empréstimo.

Publicações que estejam no limite de renovações ou em atraso, ou reservadas para outro usuário, são bloqueadas automaticamente pelo sistema.

A multa por atraso é irrevogável.Verifique sempre a mensagem de confirmação (ou não) da renovação que aparece na tela após a tentativa e/ou conclusão da renovação.

 


Atraso na Devolução Ver texto

O usuário que não devolver o material emprestado até a data determinada pagará multa diária, por número de obras em atraso.

O usuário em situação irregular na Biblioteca não poderá utilizar o serviço de empréstimo ou renovação, até que regularize sua situação.

 

Extravio de Publicações

Em caso de extravio ou de qualquer dano constatado em material do acervo, o usuário responsável deverá repor o material por outro idêntico ao danificado, ou de edição mais atual do mesmo, no prazo máximo de 10 dias.

É importante comunicar o extravio no Setor de Devoluções da Biblioteca antes do vencimento da data de devolução para que não seja cobrada a multa por atraso.

 

Lembre-se, é importante!

  • A senha é sua segurança, não a forneça para ninguém. Atenção à data de devolução. O atraso implica em cobrança de multa.
  • O material somente poderá ser renovado, por duas vezes, se não estiver em atraso ou reservado para outro usuário.
  • Após a segunda renovação, é necessário que o livro permaneça na Biblioteca por um período de 24 horas, à disposição de outros usuários, antes de emprestá-lo novamente.
  • A reserva pode ser feita nos terminais de consulta das bibliotecas ou via Internet.

 


Usuário consciente Ver texto
  • O material da biblioteca só poderá ser fotocopiado em parte, de acordo com o inciso II, do artigo 46 da Lei 9.610/98.
  • Não marque, grife ou faça anotações de qualquer espécie nos livros, revistas, dissertações, teses, jornais e demais documentos, assim como recortar, arrancar folhas, rasgar ou sujar os mesmos. A preservação das obras da Biblioteca significa a continuidade do acesso para nós mesmos e para a geração futura.
  • A limpeza também depende de você. Jogue papéis no lixo, conserve mesas e cadeiras limpas.
  • Por questão de higiene e prevenção contra insetos e animais roedores, não é permitido alimentar-se nas dependências da Biblioteca.
  • Por questão de segurança e saúde, é proibido fumar nas dependências da Biblioteca, de acordo com a lei Estadual nº 13.541/2009.
  • Por questão de cultura e de respeito, não se permite a permanência de pessoas, no interior da Biblioteca, em trajes inadequados.
  • Utilize o guarda-volumes durante sua permanência na biblioteca, se necessário, pois não é permitida a entrada com nenhum tipo de bolsa, mochila, fichário, pasta de laptop, sacolas ou similares.
  • Para colaborar com o estudo dos colegas, mantenha-se em silêncio, pois a Biblioteca não dispõe de salas para estudo em grupo. Caso seja necessário conversar, use tom de voz baixo. Assim como ao utilizar o telefone celular, ou outro aparelho eletrônico, configure para o modo “vibra” e lembre-se que você está num local de estudos.
  • Por gentileza, solicitamos que os materiais consultados sejam deixados sobre as mesas, que os funcionários da biblioteca os recolocarão na estante.

Biblioteca Digital


Normalização de trabalhos acadêmicos

Manual para Normalização de Trabalhos Acadêmicos

 

Periódicos Científicos da Uniso

 

Dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação Uniso

Biblioteca Virtual



Portal de periódicos CAPES

Biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil um acervo de mais de 37 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Clique aqui

 

ICAP

Serviço de indexação compartilhada de artigos de periódicos nacionais, editados pelas Instituições que fazem parte da Rede Pergamum, da qual a Biblioteca “Aluísio de Almeida” participa. Este serviço é gratuito e o envio do artigo solicitado é feito por e-mail. Clique Aqui

 

Bases de dados, periódicos e links

As bases de dados são ferramentas disponíveis online que oferecem coleções nacionais e internacionais de itens como periódicos, artigos de periódicos, livros eletrônicos, imagens, teses e dissertações, etc.

Escolha a área de conhecimento e clique!

 

Ação cultural


Exposição

A Biblioteca disponibiliza um espaço para exposição no hall de entrada, também chamado “Piso Azul”.

O agendamento deve ser feito por e-mail e o expositor deve estar ciente e de acordo com as seguintes condições:

1. O tempo da exposição não deverá ultrapassar 30 dias;
2. Montagem e desmontagem são de responsabilidade do expositor e só podem ser feitas no período das 13h às 16h, sempre com horário marcado e respeitando o silêncio necessário para uma Biblioteca.
3. Não é oferecido nenhum material ou pessoal de apoio.
4. A entrega e retirada dos objetos da exposição e de tudo o que a envolverá é de responsabilidade do expositor.
5. Não é permitida a venda de nenhum produto exposto no interior da Biblioteca.
6. A exposição tem caráter cultural e deve ser realizada para divulgação de trabalhos artísticos (quadros, esculturas, fotografias, maquetes, artesanatos em geral, etc.) e/ou acadêmicos (neste caso, a solicitação de agendamento deve ser feita pelo professor, que deverá acompanhar seus alunos na montagem e desmontagem da exposição e será o responsável pela mesma).

Para agendar uma exposição, clique aqui!

 

Visitas orientadas

São voltadas especialmente para grupos e são divididas em duas modalidades:

  • Visitas orientadas à comunidade acadêmica: visa apresentar a biblioteca e demonstrar os serviços oferecidos ao usuário, contribuindo para que sejam utilizados de maneira rápida e eficiente.
  • Visitas orientadas à comunidade externa: o objetivo é apresentar a biblioteca universitária (instalações e acervo) para alunos do ensino médio e fundamental.

Links de Acesso Rápido:

Acessibilidade
Catálogo online
Renovação

Pergamum Mobile

Novas Aquisições

 

 

Horários:

Biblioteca Central - Cidade Universitária
Tel.: (015) 2101-7019
E-mail: biblciduniv@uniso.br

Horários Segunda à Sexta-feira Sábado
Período letivo 7h40 às 22h30 9h às 13h
Período de férias 9h às 21h Não há expediente

 A Biblioteca Central possui estrutura para usuários com necessidades especiais: acesso especial, rampas e banheiros.


Biblioteca Setorial I, câmpus Trujillo
Tel.: 2101-2000 / 2004 / 2005
E-mail: bibltru@uniso.br

Horários Segunda à Sexta-feira Sábado
Período letivo 13h às 22h Não há expediente
Período de férias 13h às 21h Não há expediente