AUTOATENDIMENTO


Bolsas de Estudos - Pós Graduação

Bolsa Curso Simultâneo


Ao aluno que frequentar simultaneamente dois cursos de graduação e/ou pós- graduação e que efetuar pagamento, impreterivelmente, até o vencimento da mensalidade será concedido desconto correspondente a 10% (dez por cento) no primeiro curso.

1º Da solicitação
a) A solicitação do desconto deverá ser realizada em formulário específico, no Serviço de Atendimento ao Aluno, a partir da matrícula ou rematrícula do aluno;
b) O aluno beneficiado com o Desconto Curso Simultâneo deverá solicitar a renovação no início de cada novo semestre, exceto alunos dos cursos de Pós-Graduação.

2º Da abrangência
a) O Desconto Curso Simultâneo abrangerá o semestre de solicitação, exceto a matrícula ou rematrícula.

3º Das Condições
a) O desconto não será cumulativo;
b) O desconto será concedido somente mediante solicitação do aluno;
c) O desconto será concedido após conferência das informações prestadas;
d) O desconto terá vigência inicial sempre no mês posterior à solicitação;
e) O desconto não será retroativo;
f) O desconto é pessoal e intransferível.

PROSUP


Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares - PROSUP tem por objetivo apoiar a pós-graduação stricto sensu - mestrado e doutorado - das Instituições de Ensino Superior Particulares, com cursos avaliados pela CAPES, com notas iguais ou superiores a 3, contribuindo para a manutenção de padrões de excelência adequados à formação dos recursos humanos de alto nível imprescindíveis ao desenvolvimento do país.

  • O PROSUP apoia as Instituições Particulares com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo, nas seguintes modalidades:
  • MODALIDADE I - pagamento de mensalidades para manutenção do bolsista e custeio das taxas escolares;
  • MODALIDADE II - custeio de taxas escolares.

Mais informações: secpropg@uniso.br

FORD - Financiamento Estudantil


Programa concede bolsas de estudos para brasileiros cursarem mestrado ou doutorado no Brasil ou exterior A Fundação Ford e a Fundação Carlos Chagas promovem anualmente a Seleção Brasil do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Program - IFP). O programa oferece bolsas de mestrado (válidas por até 24 meses) e de doutorado (com duração de até 36 meses), para cursos tanto no Brasil como no exterior.

Os bolsistas são selecionados com base em seu potencial acadêmico e de liderança e compromisso com a solução de problemas de sua comunidade, grupo social, região ou país. Eles poderão cursar programas de mestrado ou doutorado em determinadas áreas do conhecimento, que estejam relacionadas aos interesses e objetivos da Fundação Ford, que visam: fortalecer os valores democráticos, reduzir a pobreza e a injustiça, fomentar a cooperação internacional e promover o desenvolvimento humano.

Pré-requisitosVer texto

O candidato:

  • Deve ser brasileiro ou estrangeiro portador de RNE (registro nacional de estrangeiro), ambos com residência permanente no Brasil;
  • Ter diploma de bacharel ou equivalente, tendo demonstrado qualidades acadêmicas durante a graduação; Ter experiência em trabalho ou atividades relacionadas ao desenvolvimento de sua comunidade, grupo social, região ou país;
  • Pertencer a um ou mais dos grupos que, sistematicamente, têm tido acesso restrito ao ensino superior, ou seja:

1) originar-se das regiões Norte ou Nordeste ou Centro-Oeste;
2) identificar-se como negro ou indígena;
3) provir de família que teve poucas oportunidades econômicas ou educacionais;
4) pretender cursar um programa de pós-graduação stricto-sensu (mestrado ou doutorado) no Brasil (credenciado pela CAPES) ou no exterior (reconhecido por universidade brasileira), que lhe permita aprimorar sua capacidade de liderança e seus conhecimentos em área ou disciplina acadêmica, artística, de política pública, de tecnologia aplicada, relacionada a um dos campos de atuação da Fundação Ford; dispor a dedicar-se em tempo integral à pós-graduação e residir, durante a vigência da bolsa, na cidade de estudos pós-graduados;
5) apresentar pré-projeto de pesquisa, dentro dos campos de atuação da Fundação Ford, e explicitar como irá aplicar seus estudos a problemas sociais ou questões de interesse de sua comunidade, grupo social, região ou país;
6) comprometer-se a trabalhar nessas questões após o término da bolsa; apresentar a documentação solicitada;
7) dispor-se a participar de uma entrevista durante o mês de dezembro de 2004 em cidade brasileira a ser determinada. Campos de atuação da Fundação Ford

Os pré-projetos devem estar relacionados a um dos campos de atuação da Fundação Ford listados a seguir:Ver texto

Formação de recursos e desenvolvimento comunitário:

  • Desenvolvimento comunitário;
  • Financiamento para o desenvolvimento e segurança econômica;
  • Qualificação da força de trabalho;
  • Meio ambiente e desenvolvimento;

Conhecimento, criatividade e liberdade:

  • Artes e cultura;
  • Educação e ensino superior;
  • Mídia;
  • Religião, sociedade e cultura;
  • Sexualidade e saúde reprodutiva;

Paz e justiça social:

  • Sociedade civil;
  • Governo;
  • Direitos humanos;
Estudos no Brasil ou exteriorVer texto

O bolsista poderá cursar uma universidade de seu país de residência ou de qualquer parte do mundo. Além da bolsa de estudos, o Programa oferece apoios diversos às pessoas selecionadas: para aquelas que ainda não estão matriculadas na pós-graduação, o Programa pode oferecer assistência para inscrição no processo de seleção; para aquelas que necessitarem, pode apoiar a participação em cursos de curta duração, como de idiomas, informática e elaboração de projeto.

A Fundação Carlos Chagas é a instituição responsável pela coordenação, no Brasil, do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford.

As candidaturas serão avaliadas por uma comissão de seleção brasileira, composta de especialistas dos diversos campos do conhecimento e intervenção, apoiada por assessores ad hoc brasileiros.

A comissão de seleção fará a indicação para o ingresso do candidato no Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação. A decisão definitiva e inapelável será tomada pela Secretaria Técnica do Programa, com sede em Nova Iorque (EUA).