AUTOATENDIMENTO


Universidade da Terceira Idade

Apresentação


A Universidade da Terceira Idade da Uniso está inserida nas práticas extensionistas universitárias, processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade, estabelecendo a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular.


Na Uniso, a extensão nasceu fortemente ligada à comunidade local e regional à época da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, quando, nas décadas de 60 e 70, muitas atividades extensionistas foram realizadas. Em 1994, com a instalação da Universidade de Sorocaba, a extensão começou a tomar nova forma e as primeiras propostas, articuladas ao ensino e à pesquisa, tiveram seu início. Neste ano, foram criados os primeiros Núcleos de Estudos dedicados à pesquisa e à extensão, como o NDPH – Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica, o NEAS – Núcleo de Estudos Ambientais, NESAU – Núcleo de Educação em Saúde e o Nucab – Núcleo de Cultura Afro-Brasileira. Iniciaram-se também, por meio do Departamento de Educação, as primeiras atividades voltadas à Terceira Idade.


Em 1998, foi instalado o NEMA – Núcleo da Maturidade, atual programa Universidade da Terceira Idade, que tem como proposta a educação permanente. É um programa vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica desde o início de 2010, tendo como objetivo a educação ao longo da vida, dirigida a pessoas de 50 anos ou mais, interessadas em atualizar seus conhecimentos, redimensionar seus projetos de vida e ampliar sua rede de relações sociais.


A Universidade considera que pessoas com mais de 50 anos têm condições de manter uma série de atividades profissionais, educacionais e sociais importantes, podendo exercer plenamente sua cidadania, redimensionando o seu lugar social.


Atualmente, a Universidade da Terceira Idade possui uma média de 800 alunos, que estão divididos em vários cursos das diversas áreas da temática da extensão, como: Educação, Saúde, Comunicação, Cultura e Tecnologia. Além disso, o Programa promove eventos como: palestras, oficinas e encontros.

Segundo Semestre - 2017


07 a 30 de junho (Inscrição online)
(Aberto ao público com mais de 50 anos).


Horários de Atendimento:
Segunda à sexta das 8h às 17h


Documentos:
Cópia do RG, CPF e comprovante de endereço
Certidão de Casamento, se o cônjuge estiver matriculado


Valor:
R$ 537,00 dividido em seis parcelas mensais de R$89,50.
1º pagamento - 10 de julho - matrícula
2º pagamento - 10 de de agosto - mensalidade
3º pagamento - 10 de setembro - mensalidade
4º pagamento - 10 de outubro - mensalidade
5º pagamento - 10 de novembro - mensalidade
6º pagamento - 10 de dezembro - mensalidade


Início das aulas:
02 de agosto


Matricule-se

Desconto
"Universidade da Terceira Idade"


O desconto correspondente a 10% será concedido na mensalidade do aluno que efetuar o pagamento, impreterivelmente, até o vencimento se estiver:

  • matriculado em mais de um curso da Universidade da Terceira Idade; ou
  • tiver seu cônjuge matriculado(a) em módulo (curso) também da terceira idade. Necessário apresentação da certidão de casamento

Não há concessão de desconto no pagamento da primeira parcela.