AUTOATENDIMENTO


PROGRAMAS DE EXTENSÃO - SAÚDE

NÚCLEO DE SAÚDE DA UNISO


O Núcleo de Saúde da Uniso consiste em um serviço de atendimento em diferentes níveis de atenção à saúde, ampliando as áreas de atuação na comunidade, com objetivo de melhoria da qualidade de vida da população, privilegiando medidas preventivas e de educação em saúde que possibilitem uma reorganização interna e uma adaptação individual e social.

Tem por finalidade propiciar aos acadêmicos o aprendizado por meio do exercício da prática profissional, buscando integrar o conjunto de habilidades e competências adquiridas, fortalecendo a sua competência técnico-científica, ético-política, social e educativa, oferecendo condições para o atendimento específico na sua área de formação, assim como em equipes multiprofissionais.

Por meio do contato direto com os usuários e a comunidade, o Núcleo permite ao acadêmico exercitar as práticas e a compreensão da convivência humana, na ambiência do exercício profissional de saúde, reconhecendo a saúde como direito e atuando de forma a garantir a integralidade da assistência; o desenvolvimento da cidadania e da humanização da assistência; promovendo atenção em saúde em seus diferentes níveis; fomentando a motivação, o compromisso e a responsabilidade com a construção do conhecimento sobre a vida e a saúde.

O Núcleo de Saúde disponibiliza serviços gratuitos à população do município de Sorocaba, Votorantim e região, de acordo com as áreas de estágio e práticas oferecidas e dos projetos de extensão em andamento no ano letivo, priorizando o princípio de Universalidade, Integralidade e Equidade, segundo o Sistema Único de Saúde - SUS.

Os atendimentos são realizados pelos estagiários dos cursos da Saúde – Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional, sob a orientação/supervisão direta de um docente da área, a partir da apropriação de referencial teórico, embasando o processo terapêutico numa perspectiva dialética que considera as características clínicas da clientela e os determinantes políticos, sociais e culturais.

Além dos docentes e estagiários, o Núcleo de Saúde conta com uma equipe de profissionais constituída por enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista e terapeuta ocupacional.


Informações:

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta, das 8h às 17h.
Endereço:
Av. São João, nº 867, Votorantim-SP
Contato:
Fone: 3247-2604
E-mail: nucleo.saude@uniso.br







Atenção Farmacêutica


1. Farmácia Comunitária "Vital Brazil"
Estabelecimento sem fins lucrativos, destinado à doação de medicamentos à população carente de Sorocaba e Região, mantido através da parceria entre a Uniso, Centro Acadêmico Vital Brazil e a Puc/Sorocaba. O estoque de medicamentos é mantido por meio de doações de amostras-grátis originadas de campanhas com os alunos do 1º período por meio do Trote Solidário, tendo como tarefa trazer, até o final do semestre, 400 amostras-grátis de qualquer medicamento. As doações atendem exclusivamente às pessoas carentes, com prescrições médicas do SUS.

Informações: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Rua Seme Stefano, 13 Jardim Faculdade (ao lado da Puc)




2. Assistência Farmacêutica no Sistema Municipal de Saúde
O objetivo é fomentar a implantação da assistência farmacêutica no serviço público de saúde do município de Sorocaba; estimular o aprimoramento do serviço municipal de saúde, especialmente no âmbito da atenção farmacêutica; qualificar os futuros profissionais farmacêuticos para a atuação no setor público; promover o uso racional de medicamentos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.
O objetivo é propiciar o estabelecimento de colaboração didática, científica e tecnológica entre a Universidade de Sorocaba e o Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

3. Centro de Referência e Informação sobre Antibióticos - CRIA
O objetivo geral é a implantação de um centro de referência e informação para o uso racional de antibióticos. Os objetivos são: promover o uso racional de antibióticos; colaborar no controle da emergência de patógenos multirresistentes; levantar e sistematizar as informações regionais sobre sensibilidade e resistência a antibióticos; divulgar informações para a equipe de saúde que permitam o uso apropriado de antibióticos na Região e desenvolver indicadores para o uso racional de antibióticos em hospitais.

Núcleo de Esportes e Recreação da Uniso – Nerus


Nerus é um Núcleo subsidiado dentro da Universidade de Sorocaba com a finalidade de proporcionar atividades de Educação Física ao público interno da Uniso e a toda comunidade.

Anualmente, além de seguir um cronograma de aulas de atividades físicas, o Nerus promove torneios que visam à disputa esportiva de forma saudável, organiza eventos esportivos e participa de projetos que envolvem a saúde da comunidade.

O objetivo principal do Núcleo é organizar atividades de Educação Física para os alunos, professores e funcionários da Instituição e para a comunidade, por meio de torneios e outras formas de disputa esportiva para a comunidade, visando à integração interna e externa.O núcleo propiciou as seguintes atividades: Academia de Educação Corporal do Nerus, Atividades Físicas Personalizadas, Yoga câmpus Trujillo, Yoga câmpus Seminário, XVI Taça Uniso, Festival de futsal, Grupo de Caminhada, Corrida Primavera, Futsal feminino/masculino, Amigos da Uniso, Entre em forma em 30 minutos, Academia 3ª Idade, Yoga Unisaúde e Vôlei masculino/feminino.

Informações: De segunda a sexta-feira, das 11 às 14h e das 15 às 20h.
Cidade Universitária Rod. Raposo Tavares, km 92,5 – Prédio Administrativo - Térreo
Fone: (15) 2101-7000 ou 2101-7001
E-mail: nerus@uniso.br

Universidade da Terceira Idade


Implantado em 1995 com o curso "Viver com Saúde", a Universidade da Terceira Idade da Uniso constitui uma proposta de educação permanente, dirigida a pessoas de ambos os sexos, interessadas em atualizar seus conhecimentos e ampliar seus projetos de vida e rede de relações sociais.

Temos como principais objetivos a inclusão sociocultural, permitindo às pessoas idosas uma perspectiva de educação continuada, realizada através de atividades educativas, socioculturais, organizativas e de ação comunitária que possibilitam a autoidentificação de potencialidades e possibilidades de atuação cultural e/ou ocupacionais. Visamos também o resgate e a valorização da pessoa idosa na comunidade, além de sermos um agente facilitador da manutenção de um fórum permanente de debates acerca de questões do envelhecimento contemporâneo.

Três aspectos são fundamentais nas atividades propostas: a aprendizagem deve ser centrada no aluno, sendo o educador um facilitador do aprendizado em uma relação educativa participativa; a aula deve ser um lugar de encontro, de trocas e de socialização e os conhecimentos devem fazer parte dos interesses dos alunos e ter uma aplicação prática em seu dia a dia.

A programação de atividades busca integrar os aspectos físicos, sociais e psicológicos e trabalhar com a participação ativa dos alunos no seu processo de aprendizagem, ensejando oferecer meios, condições e recursos para que possam realizar-se plenamente como pessoas. Além dos cursos, promove também eventos, excursões e palestras com orientações sobre cuidados com a saúde, alimentação, bem-estar e atividades físicas na busca de uma melhor qualidade de vida. Para participar é necessário ter mais de cinquenta anos e ser alfabetizado.

Os cursos são oferecidos no Câmpus Seminário e na Cidade Universitária, podendo ser semestrais (Ioga, Relaxamento, Dança, Dança de Salão, Musculação, Nutrição, Artes e Artesanato) ou anuais (Línguas e Informática).

Informações: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Av. Eugênio Salerno, 140 – câmpus Seminário
Fone: (15) – 2101-4061
E-mail: 3idade@uniso.br

UNISAÚDE


O Programa Unisaúde - Harmonia Corporal e Mental no trabalho - visa oferecer mais qualidade de vida aos colaboradores da Uniso, por meio de atividades físicas, nutricionais e laborais, promovendo a adoção de hábitos saudáveis e a diminuição de frustração e estresse provocados pelo cotidiano da vida do trabalho.