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Educação Física


Turno  Manhã / Noite

Turno  Bacharelado

Duração  8 semestres


A partir de:

R$  597,00*

* Mensalidade para os alunos ingressantes em 2018

Educação Física

Grade e Corpo Docente



Apresentação




Objetivo Geral

O objetivo geral do curso de bacharelado em Educação Física é a formação de profissionais críticos e éticos, capazes de conhecer as habilidades e competências que regem a Educação Física de modo a intervirem no meio em que estão inseridos, a fim de atuarem no campo de trabalho e na produção de conhecimento dessa área, tendo como objeto de intervenção a cultura corporal humana e as atividades físicas nos seus aspectos de Saúde, Lazer, Esporte e Rendimento.

 

Objetivos Específicos

  • Compreender a pesquisa como princípio formativo e profissional, na produção de conhecimentos e de intervenção na prática social;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as características pessoais dos alunos, decorrentes de sua situação socioeconômica, inserção cultural, origem étnica, gênero e religião, atuando contra qualquer tipo de discriminação ou exclusão;
  • Contribuir para futura atuação do acadêmico em equipes multidisciplinares, na elaboração de informes técnicos e científicos nas áreas da promoção da saúde e do esporte;
  • Habilitar a planejar, programar, coordenar, supervisionar, dirigir, dinamizar e executar serviços, programas e projetos, bem como realizar auditorias, consultorias e treinamentos especializados na promoção da saúde, do esporte e da atividade física;
  • Possibilitar o entendimento das políticas de saúde, lazer e esporte, desenvolvendo estratégias que atendam ao contexto regional;
  • Estimular a utilização de recursos técnicos e científicos para a atuação profissional nos campos: do treinamento, condicionamento físico, saúde, cultura corporal do movimento e na gestão do esporte e de empreendimentos ligados à atividade física;
  • Formar profissionais competentes e éticos que atuarão na melhoria da qualidade de vida.

 

Perfil do Egresso / Campo de Atuação

O profissional em Educação Física deve apresentar pensamento generalista, crítico e humanístico, com habilidades e competências de natureza técnico-profissional, científica, político-social e ético-moral, para ser capaz de pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a aplicação, em diversos contextos, de atividades relacionadas aos campos da educação e reeducação motora, da formação cultural e esportiva, da prevenção e da promoção da saúde, do lazer, da gestão de eventos e da inclusão, proporcionando vivências e experiências de solidariedade, cooperação e superação. Também deve cuidar da promoção de benefícios para a sociedade em que está inserido, por meio do desenvolvimento de habilidades motoras, e criar perspectivas de uma visão ampla do contexto sócio-político-educacional, além de manter atitudes, valores, conhecimentos e ética profissional.


Campo de Atuação

Atuar como profissional em academias (musculação e ginástica), clubes sociais e hotéis (recreacionistas e orientadores físicos); clubes esportivos (técnicos e preparadores físicos), personal trainner, professor de escolinha esportiva, indústrias e empresas (ginástica e atividades de lazer esportivo), condomínios, hospitais e clínicas.

 

Base Legal

  • Início de Funcionamento:04/02/2013.
  • Autorização: Resolução Consu nº023/2012, publicada em 28/08/2012.
  • Reconhecimento: Portaria SERES nº 766/2017, publicada no Diário Oficial da União, em 24/07/2017.

Matriz Curricular (Grade)


Matriz (grade) vigente a partir do 1º Semestre de 2018.

Educação Física (Bacharelado)


Componentes Curriculares Créditos C.H.*
1º Módulo
ANATOMIA 4 80
LAZER E RECREAÇÃO 2 40
LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO E CONTEXTO 4 80
PRÁTICA PEDAGÓGICA DA NATAÇÃO E ATIVIDADES AQUÁTICAS 4 80
PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ATIVIDADES GÍMNICAS 4 80
SUPORTE BÁSICO DE VIDA 2 40
2º Módulo
CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA 2 40
CULTURA, RELIGIOSIDADE E MUDANÇA SOCIAL 2 40
DESENVOLVIMENTO MOTOR E APRENDIZAGEM MOTORA 4 80
ESPORTES COLETIVOS 1 4 80
FISIOLOGIA 4 80
FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA 2 40
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA 2 40
PRÁTICA PEDAGÓGICA DE JOGOS 2 40
3º Módulo
CINESIOLOGIA 4 80
FILOSOFIA 2 40
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO FÍSICO 4 80
GESTÃO E MARKETING EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE 2 40
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 2 40
MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE 4 80
SAÚDE COLETIVA E SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 4 80
4º Módulo
CONTEXTOS SOCIAIS E O HOMEM CONTEMPORÂNEO 4 80
EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA E ESPORTES PARALÍMPICOS 4 80
ELETIVA 1 2 40
ESPORTES COLETIVOS 2 4 80
ÉTICA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA E NO ESPORTE 2 40
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ASPECTOS CULTURAIS DA DANÇA 2 40
PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM AÇÕES SOCIAIS NO ESPORTE 2 40
5º Módulo
BASES DO TREINAMENTO ESPORTIVO 4 80
ELETIVA 2 4 80
LUTAS, ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE 4 80
NUTRIÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA E NO ESPORTE 4 80
POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESPORTE E LAZER 2 40
SAÚDE OCUPACIONAL 2 40
6º Módulo
ATLETISMO 4 80
EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS 4 80
ELETIVA 3 4 80
ESPORTES COM IMPLEMENTOS 2 40
MÍDIA E TECNOLOGIA DIGITAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE 2 40
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ECOLOGIA E ESPORTES DE AVENTURA 2 40
PSICOLOGIA ESPORTIVA 4 80
7º Módulo
APROFUNDAMENTO ESPORTIVO 1 2 40
ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO MERCADO DE TRABALHO 2 40
ELETIVA 4 4 80
EXERCÍCIO FÍSICO EM ACADEMIAS E CLUBES 4 80
MÉTODOS DE TREINAMENTO RESISTIDO 4 80
PRÁTICA DE PESQUISA: PROJETO 2 40
TÓPICOS EMERGENTES EM EDUCAÇÃO FÍSICA 2 40
8º Módulo
APROFUNDAMENTO ESPORTIVO 2 4 80
ELETIVA 5 4 80
EXERCÍCIO FÍSICO E ESPORTE PARA IDOSO 4 80
LIDERANÇA EM TREINAMENTO INDIVIDUALIZADO 4 80
PRÁTICA DE PESQUISA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 40
PRÁTICA EM TREINAMENTO ESPORTIVO 4 80

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO FÍSICA 16 320
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – EDUCAÇÃO FÍSICA 10 200
TOTAL GERAL 192 3840

*em horas/aula


Matriz Curricular (Grade) sujeita a alterações.


Observações:


1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.



2. Componente Curricular Eletivo - Os alunos devem escolher cinco componentes curriculares de qualquer curso oferecido na Instituição, para cursar.


Corpo Docente


Clique e conheça os projetos, as pesquisas e a experiência profissional dos professores.

Mensalidade


MensalidadeValor
IntegralR$ 1195,00
Desconto Especial Pontualidade (7%)*R$ 1111,35
Mensalidade com desconto Matutino (50%)**R$ 597,00
*Valor referente à mensalidade para o ano de 2018 e válida até a data de vencimento do boleto.
**Desconto de 50% (cinquenta por cento), para o turno da manhã, até a data de vencimento do boleto, nas mensalidades dos primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com mensalidade no valor integral.
Outros descontos*
Egressos (50%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)

Consulte Portaria de Descontos

*Os descontos não são cumulativos.

Fale com a Coordenação


Critérios de Avaliação


REGULAMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


CAPÍTULO V DA FREQUÊNCIA E DAS NOTAS

Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.


Consulte o
Regulamento

Requisitos


REGIMENTO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


Seção II

DO INGRESSO NOS CURSOS E NOS COMPONENTES CURRICULARES DE GRADUAÇÃO

Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:

  1. por processo seletivo ou por outra forma legal;
  2. sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.


Consulte o
Regimento

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creduniso

Duração (tempo de integralização):
Mínimo: 8 semestres
Máximo: 12 semestres


Modalidade:
Bacharelado


Horário das aulas:
Manhã ou Noite


Coordenador(a):
Prof. Dr. Vagner Reolon Marcelino


Última Atualização:
01/12/2017 - 09:40:07

Esta página está de acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015.