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Educação Física


Turno  Manhã / Noite

Turno  Licenciatura

Duração  6 semestres


A partir de:

R$ 

Educação Física

Grade e Corpo Docente



Apresentação




Objetivos Gerais
A Educação Física, disciplina responsável pela transmissão, reflexão e construção da cultura corporal do movimento, é um componente curricular obrigatório da Educação Básica (LDB 9.394/96). Sendo assim, o objetivo geral do curso de licenciatura em Educação Física é a formação de docentes para o magistério nas diferentes etapas e modalidades da educação básica (Ensino Infantil, Fundamental e Médio), a partir de atitudes críticas de reflexão, senso de responsabilidade, autonomia e uma visão ampla e interdisciplinar, fundamentada em sólidos conhecimentos teóricos e práticos, dotando-os como agentes de mudanças sociais.

Objetivos Específicos

  • Capacitar o educando a ter ampla visão da realidade educacional brasileira, seus fundamentos filosóficos, históricos, políticos, sociais e psicológicos;
  • Dominar os conteúdos básicos relacionados à Educação e à Educação Física, que serão objeto da atividade docente, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  • Compreender a pesquisa como princípio formativo e profissional, na produção de conhecimentos e de novas práticas pedagógicas e de intervenção na prática social, entendendo não haver docência sem pesquisa;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as características pessoais dos educandos, decorrentes de sua situação socioeconômica, inserção cultural, origem étnica, gênero e religião, atuando contra qualquer tipo de discriminação ou exclusão;
  • Compreender o percurso de aprendizagem formal e informal dos educandos, identificando características cognitivas, afetivas e físicas, traços de personalidade e processos de desenvolvimento;
  • Identificar as características e as necessidades da sociedade em que está inserida para promover a docência;
  • Capacitar o educando a intervir de forma consciente na formação e promoção dos conteúdos da cultura corporal do movimento adequados à realidade regional e suas peculiaridades.

Campo de Atuação

O professor de Educação Física está apto a atuar na educação formal, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.


Perfil do Egresso
O Educador Físico apresenta competências relativas à compreensão do papel social da escola, ao domínio do conhecimento pedagógico e de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica e competências referentes ao domínio dos conteúdos específicos da Educação Física, seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar. Ademais, esse educador será capaz de pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a aplicação, dentro do ambiente escolar, das atividades relacionadas aos campos da educação e reeducação motora, da formação cultural e esportiva, da prevenção e da promoção da saúde, do lazer, da gestão de eventos e da inclusão.


Base Legal

  • Início de Funcionamento: 08/02/2010.
  • Autorização: Resolução Consu 034/2009, publicada em 25/08/2009.
  • Reconhecimento: Portaria SERES nº. 122/2013, publicada no Diário Oficial da União, em 18/03/2013.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº. 1.096/2015, publicada no Diário Oficial da União, em 30/12/2015.


Regulamento OFAACC

Matriz Curricular (Grade)


Matriz (grade) vigente a partir do 1º Semestre de 2018.

Educação Física (Licenciatura)


Componentes Curriculares Créditos C.H.*
1º Módulo
ANATOMIA 4 80
LAZER E RECREAÇÃO 2 40
LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO E CONTEXTO 4 80
PRÁTICA PEDAGÓGICA DA NATAÇÃO E ATIVIDADES AQUÁTICAS 4 80
PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ATIVIDADES GÍMNICAS 4 80
SUPORTE BÁSICO DE VIDA 2 40
2º Módulo
CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA 2 40
CULTURA, RELIGIOSIDADE E MUDANÇA SOCIAL 2 40
DESENVOLVIMENTO MOTOR E APRENDIZAGEM MOTORA 4 80
ESPORTES COLETIVOS 1 4 80
FISIOLOGIA 4 80
FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA 2 40
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA 2 40
PRÁTICA PEDAGÓGICA DE JOGOS 2 40
3º Módulo
CINESIOLOGIA 4 80
DIDÁTICA: TEORIAS E PRÁTICAS 4 80
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 2 40
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO FÍSICO 4 80
GESTÃO E MARKETING EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE 2 40
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 2 40
MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE 4 80
4º Módulo
CONTEXTOS SOCIAIS E O HOMEM CONTEMPORÂNEO 4 80
EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA E ESPORTES PARALÍMPICOS 4 80
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL 2 40
ESPORTES COLETIVOS 2 4 80
ÉTICA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA E NO ESPORTE 2 40
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ASPECTOS CULTURAIS DA DANÇA 2 40
PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM AÇÕES SOCIAIS NO ESPORTE 2 40
5º Módulo
BASES DO TREINAMENTO ESPORTIVO 4 80
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 4 80
LUTAS, ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE 4 80
NUTRIÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA E NO ESPORTE 4 80
POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAIS 2 40
PRÁTICA DE PESQUISA: PROJETO 2 40
6º Módulo
ATLETISMO 4 80
EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS 4 80
ESPORTES COM IMPLEMENTOS 2 40
PRÁTICA DE ENSINO: EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO 4 80
PRÁTICA DE PESQUISA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 40
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ECOLOGIA E ESPORTES DE AVENTURA 2 40
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 80

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO FÍSICA 20 400
OUTRAS FORMAS DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS 10 200
TOTAL GERAL 156 3120

*em horas/aula


Matriz Curricular (Grade) sujeita a alterações.


Observações:


1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.


Corpo Docente


Clique e conheça os projetos, as pesquisas e a experiência profissional dos professores.

Outros descontos*
Egressos (50%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)

Consulte Portaria de Descontos

*Os descontos não são cumulativos.

Fale com a Coordenação


Critérios de Avaliação


REGULAMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


CAPÍTULO V DA FREQUÊNCIA E DAS NOTAS

Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.


Consulte o
Regulamento

Requisitos


REGIMENTO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


Seção II

DO INGRESSO NOS CURSOS E NOS COMPONENTES CURRICULARES DE GRADUAÇÃO

Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:

  1. por processo seletivo ou por outra forma legal;
  2. sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.


Consulte o
Regimento





creduniso

Duração (tempo de integralização):
Mínimo: 6 semestres
Máximo: 9 semestres


Modalidade:
Licenciatura


Horário das aulas:
Manhã ou Noite


Coordenador(a):
Prof. Dr. Vagner Reolon Marcelino


Última Atualização:
21/09/2018 - 11:38:12

Esta página está de acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015.