AUTOATENDIMENTO
 

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

A Uniso liga para você!
Tire dúvidas e saiba como se matricular.

Nome:
Email:
DDD:  Telefone:


Farmácia

Grade e Corpo Docente



Veja outras fotos

Apresentação




O curso de Farmácia da Uniso possui em seu quadro docentes altamente qualificados e moderna infraestrutura laboratorial, que objetiva a formação do profissional farmacêutico capaz de exercer, no âmbito de sua profissão, atividades referentes aos Fármacos e aos Medicamentos, às Análises Clínicas e Toxicológicas e aos Alimentos. Sua estrutura curricular permite a vivência dos ambientes práticos e profissionais durante todo o curso, com a inserção das atividades de pesquisa e de extensão integradas à mesma, garantindo a formação dos alunos no exercício da competência e da ética, como agentes de transformações sociais.


Campo de Atuação

O Farmacêutico atua como responsável pela produção, artesanal ou industrial, no transporte, na distribuição e na dispensação de Medicamentos, em instituições públicas ou privadas, sendo essas áreas privativas para seu exercício. Desta forma, está presente nas Indústrias de Medicamentos, nas Transportadoras e Distribuidoras de Medicamentos, nas Drogarias e Farmácias de Manipulação, nas Farmácias Hospitalares e nas equipes clínicas de saúde, sendo que, atualmente, também é reconhecido como profissional prescritor de medicamentos. É profissional habilitado para as atividades de ensino e pesquisa, e para a assessoria, consultoria, planejamento e organização da Assistência Farmacêutica.


Sua formação generalista também lhe garante as condições técnicas para o desempenho das responsabilidades nas Indústrias de Cosméticos, Alimentos, Produtos Farmoquímicos, Biológicos (soros e vacinas) e Veterinários, e em Laboratórios de Análises Clínicas, Toxicológicas e Biotecnológicas, bem como, em toda cadeia de Controle de Qualidade Físico-Químico e Biológico dos Medicamentos, Cosméticos e Alimentos.


Base Legal

  • Início de Funcionamento: 02/02/1998
  • Autorização:Resolução Consu nº 002/1997, publicada em 16/09/1997.
  • Reconhecimento: Portaria nº 1.366/2002, publicada no Diário Oficial da União em 13/05/2002.
  • Renovação e Reconhecimento:Portaria SERES nº. 1/2012, publicada no Diário Oficial da União em 09/01/2012.

Diferencial

O curso tem duração de 5 anos e 100% dos docentes são mestres ou doutores. Alguns atuam também como pesquisadores, vinculados ao Programa de Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Uniso, com projetos aprovados por várias agências de fomento, como FAPESP, CNPq e FINEP, que impulsionam os alunos às atividades de Iniciação Científica, com parcerias com Unicamp, Unesp, UFT, USP, UFSCAR, ENSP e FIOCRUZ, além de convênios internacionais.


A infraestrutura dos laboratórios é moderna, permitindo práticas de anatomia, microscopia, botânica, microbiologia, química, bioquímica, imunologia, hematologia, farmacotécnica, tecnologia farmacêutica, cosmetologia, controle de qualidade físico-químico e biológico, cosmetologia e bromatologia. Há parceria, para as aulas, a pesquisa e os estágios, com os laboratórios de pesquisa da Uniso: Lapetox (Laboratório de Pesquisa Toxicológica) e Labnus (Laboratório de Biomateriais e Nanotecnologia). Possui área para cultivo e manutenção de plantas medicinais.


Oferece Estágios Supervisionados Obrigatórios, que inserem o aluno nas questões práticas da Assistência Farmacêutica e da Política de Saúde do SUS, com atividades de extensão que proporcionam contato semanal com a comunidade, com acompanhamento presencial de professores, através de convênios com a Prefeitura Municipal de Sorocaba e o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, além da manutenção de sua Farmácia Comunitária “Vital Brazil”. Também, há convênios com outras empresas privadas e públicas, para que os alunos possam estagiar, completando sua formação curricular.


Infraestrutura


Apresentação

O Curso de Farmácia da Uniso conta com um complexo de oito Laboratórios destinados à realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão; são eles: Análises Químicas, Controle Físico-Químico, Controle Microbiológico, Microscopia, Anatomia, Biociências, Manipulação Farmacotécnica e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência.

Além do curso de Farmácia, estes laboratórios atendem aos cursos de licenciatura em Química e bacharelado em Nutrição, em Terapia Ocupacional e em Biotecnologia


Infraestrutura

Sendo projetados para melhor atender aos alunos, oferecem condições de vivenciar um ambiente de trabalho muito próximo ao encontrado no mercado farmacêutico. Sua INFRAESTRUTURA possibilita a realização das aulas de forma individual ou em pequenos grupos, o que favorece o envolvimento de todos nas atividades propostas. Todos os laboratórios, conforme suas características, são providos com equipamentos de segurança em laboratório e de combate primário a incêndios.
Com a evolução do curso, surge a possibilidade de um maior envolvimento dos laboratórios com a comunidade de Sorocaba e região, na forma de prestação de serviços às prefeituras, aos programas assistenciais e às pequenas empresas.

Laboratório de Análises Cromatográficas
O laboratório de Análises Cromatográficas tem dimensões reduzidas, destinado a abrigar o equipamento de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), para a realização de análises químicas quantitativas para indústrias, para farmácias de manipulação e, também, para pesquisas institucionais.

Laboratório de Anatomia Humana
O laboratório de Anatomia Humana é dividido em dois ambientes interativos. O primeiro contém bancadas de aço inox, tanques para armazenagem e mesa de necrópsia, no qual o aluno tem a oportunidade de confrontar as diversas variações anatômicas existentes. No segundo ambiente, existem mesas com 16 computadores para o estudo de Anatomia Humana nos softwares ADAM Interactive Anatomy – CDRom e ADAM Pratice and Pratical Anatomy. Este laboratório conta com serviço de monitoria, realizado por aluno selecionado pelos docentes do componente curricular. Nos horários em que o laboratório não é ocupado com atividades didáticas, o ambiente onde se encontram os computadores é utilizado como sala de informática, estando disponível para utilização pelos acadêmicos.

Laboratório de Manipulação Magistral
Este laboratório é utilizado pelos componentes curriculares de Farmacotécnica, Prática de Manipulação Magistral, Cosmetologia, Tecnologia Farmacêutica e Farmacotécnica Industrial. Neste espaço, os professores desenvolvem suas aulas como se os estudantes, individualmente, estivessem em um laboratório de farmácia de manipulação. Sua produção acadêmica (cremes, cápsulas, etc.) passa por controle de qualidade físico-químico e microbiológico.

Laboratório de Biociências
Composto de nove bancadas redondas desenhadas especialmente para que, em trabalhos de equipe, cada estudante possa observar o que esta sendo realizado. Existem monitores de televisão para que todos possam observar as lâminas apresentadas pelo professor. As bancadas também apresentam torneiras fotoelétricas a fim de evitar contaminações. Dispõe ainda de microscópios, lupas, além de sistemas de open fiel e labirinto em cruz elevado, equipamentos para o estudo de drogas que atuam no SNC.

Laboratórios de Química
São dois os laboratórios de química: Laboratório de Análises Químicas e Laboratório de Controle Físico-Químico. Nestes laboratórios, o estudante tem a oportunidade de realizar trabalhos em pequenos grupos, geralmente duplas. Desta forma, contempla-se o perfil do profissional farmacêutico, desde o início do curso, quanto à responsabilidade no preparo e análise de medicamentos, cosméticos e alimentos. Esses laboratórios possuem uma série de equipamentos e utensílios que possibilitam a realização de análises químicas, físico-químicas, físicas e toxicológicas.

Laboratórios de Microscopia
Congregam dois laboratórios: o de Microscopia e o de Controle Biológico. Estes laboratórios foram desenhados com características ergonômicas adequadas, privilegiando o relacionamento mais próximo entre o professor e o estudante, atendendo às necessidades individuais do aluno para a realização das atividades práticas. Estes laboratórios contam com equipamentos ópticos modernos e de marcas consagradas, e televisores para visualização mais precisa do material em estudo. Possuem ainda outros equipamentos destinados à realização de análises microbiológicas, hematológicas, bioquímicas e imunológicas.

Produções
Os Laboratórios de Farmácia são utilizados para a realização de aulas práticas dos componentes curriculares dos cursos de bacharelado em Farmácia, em Nutrição, em Biotecnologia e em Terapia Ocupacional, e do curso de licenciatura em Química. Além das atividades de ensino, nestes laboratórios são desenvolvidos diversos projetos de pesquisa, com apoio financeiro da Uniso ou de agências de fomento à Pesquisa, como FAPESP e CNPq.
Os Laboratórios também são utilizados para a realização de atividades práticas, das semanas científicas e dos cursos de extensão promovidos pelos cursos de graduação citados.

Matriz Curricular (Grade)


Matriz (grade) vigente a partir do 1º Semestre de 2016.



Farmácia


Componentes Curriculares Créditos C.H.
Módulo 1
CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA 4 80
ANATOMIA 4 80
BASES DE QUÍMICA EM SAÚDE 2 40
PRÁTICAS DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA 2 40
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS 2 40
SUPORTE BÁSICO DE VIDA 2 40
PSICOLOGIA E SAÚDE 2 40
LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO E CONTEXTO 4 80
Módulo 2
QUÍMICA ORGÂNICA 1 4 80
FISIOLOGIA 4 80
NEUROANATOMIA 2 40
FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA 2 40
FARMACOBOTÂNICA 2 40
BIOÉTICA CLÍNICA 2 40
MICROBIOLOGIA GERAL E DOS ALIMENTOS 2 40
CULTURA, RELIGIOSIDADE E MUDANÇA SOCIAL 2 40
Módulo 3
QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA 4 80
QUÍMICA ORGÂNICA 2 4 80
FARMACOLOGIA BÁSICA 2 40
PATOLOGIA 4 80
BIOQUÍMICA METABÓLICA 2 40
SAÚDE COLETIVA E SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 4 80
Módulo 4
QUÍMICA FARMACÊUTICA 6 120
FÍSICO-QUÍMICA 4 80
FARMACODINÂMICA 4 80
IMUNOLOGIA 2 40
PARASITOLOGIA 2 40
FISIOPATOLOGIA 2 40
CONTEXTOS SOCIAIS E O HOMEM CONTEMPORÂNEO 4 80
Módulo 5
FARMÁCIA HOSPITALAR 2 40
FARMACOGNOSIA 4 80
BROMATOLOGIA E ANÁLISE DE ALIMENTOS 4 80
FARMACOLOGIA CLÍNICA 4 80
BASES DA FARMACOGENÔMICA 2 40
BIOTECNOLOGIA FARMACÊUTICA 4 80
Módulo 6
BIOQUÍMICA CLÍNICA 4 80
IMUNOLOGIA CLÍNICA 4 80
MICROBIOLOGIA CLÍNICA 4 80
PARASITOLOGIA CLÍNICA 2 40
HEMATOLOGIA CLÍNICA 4 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 1 4 80
CITOLOGIA CLÍNICA E BIOLOGIA MOLECULAR 2 40
Módulo 7
QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA 4 80
ELETIVO 2 40
FARMACOTÉCNICA 6 120
TOXICOLOGIA GERAL 4 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 2 4 80
FARMÁCIA HOMEOPÁTICA 4 80
Módulo 8
ELETIVO 2 40
CONTROLE BIOLÓGICO DA QUALIDADE DE MEDICAMENTOS E COSMÉTICOS 4 80
CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DA QUALIDADE DE MEDICAMENTOS E COSMÉTICOS 4 80
TECNOLOGIA FARMACÊUTICA 1 4 80
COSMETOLOGIA 2 40
TOXICOLOGIA ANALÍTICA 4 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 3 4 80
Módulo 9
PRÁTICA DE PESQUISA: PROJETO 2 40
ELETIVO 4 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROFISSIONALIZANTE 1 8 160
TECNOLOGIA FARMACÊUTICA 2 4 80
PRÁTICAS DE FARMÁCIA CLÍNICA 4 80
PRÁTICAS CLÍNICO-LABORATORIAIS 2 40
PRÁTICAS FARMACÊUTICAS EM INDÚSTRIAS: MEDICAMENTO, COSMÉTICO E ALIMENTO 2 40
ÉTICA, DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA 2 40
Módulo 10
PRÁTICA DE PESQUISA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 40
BIOÉTICA CLÍNICA 20 400

 

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES - FARMÁCIA 12 240
TOTAL GERAL 240 4800

Matriz Curricular (Grade) sujeita a alterações.


Observações:


1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.


2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”, que será adicionado ao seu currículo e constará de seu histórico escolar.


3. Alguns componentes curriculares poderão ser oferecidos na modalidade semipresencial.


Corpo Docente


Clique e conheça os projetos, as pesquisas e a experiência profissional dos professores.

Mensalidade


MensalidadeValor
Mensalidade integral*R$ 1301,00
Mensalidade com 50% de desconto**R$ 650,50
*Valor referente à mensalidade para o ano de 2016 e válida até a data de vencimento do boleto.
**Desconto de 50% (cinquenta por cento), para o turno da manhã, até a data de vencimento do boleto, nas mensalidades dos primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com mensalidade no valor integral.
**Confira o edital do processo seletivo 2016.

Fale com a Coordenação


Critérios de Avaliação


REGULAMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


CAPÍTULO V DA FREQUÊNCIA E DAS NOTAS

Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.


Consulte o
Regulamento

Requisitos


REGIMENTO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


Seção II

DO INGRESSO NOS CURSOS E NOS COMPONENTES CURRICULARES DE GRADUAÇÃO

Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:

  1. por processo seletivo ou por outra forma legal;
  2. sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.


Consulte o
Regimento


Inscreva-se!

creduniso

Duração (tempo de integralização):
Mínimo: 10 semestres
Máximo: 15 semestres


Modalidade:
Bacharelado


Horário das aulas:
Manhã e Noite


Coordenador(a):
Profa. Ma. Magali Glauzer Silva


Última Atualização:
28/04/2016 - 12:34:52

Esta página está de acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015.