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Jogos Digitais


Turno  Manhã / Noite

Turno  Tecnológico

Duração  5 semestres


A partir de:

R$  497,00*

Jogos Digitais

Grade e Corpo Docente



Apresentação




Objetivo Geral

Capacitar o futuro profissional tecnólogo em jogos digitais a trabalhar no segmento de desenvolvimento de jogos para computador, consoles e dispositivos móveis, agências de mídia digital, multimídia, empresas de propaganda, cinema e televisão, agências de publicidade, escritórios de web e design.

 

Objetivos Específicos

  • Capacitar o aluno para programar e produzir jogos interativos.
  • Desenvolver o contato com modelagem e animação, game cultura, game design e empreendedorismo, conhecimentos interdisciplinares essenciais à produção de jogos no cenário de convergência digital atual.
  • Permitir ao aluno atuar, por meio do caráter interdisciplinar da criação de jogos digitais, em projetos de influências culturais, arte, experimentação, educação, treinamentos corporativos, marketing, demonstração de projetos, sistemas industriais, comerciais e médicos.

 

Perfil do Egresso / Campo de Atuação

O tecnólogo em Jogos Digitais atua no segmento de entretenimento digital, desenvolvendo produtos tais como: jogos educativos, de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D entre outros gêneros. Lida com plataformas e ferramentas para a criação de jogos digitais e trabalha no desenvolvimento e na gestão de projetos de sistemas de entretenimento digital interativo – em rede ou isoladamente – de roteiros e modelagem de personagens virtuais e na interação com banco de dados. Pode atuar como autônomo ou em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação.


Base Legal

  • Início de Funcionamento: 07/02/2013.
  • Autorização: Resolução Consu nº 034/2012, publicada em 28/08/2012.
  • Reconhecimento:Portaria SERES nº 866/2015, publicada no Diário Oficial da União em 13/11/2015.

Matriz Curricular (Grade)


Matriz (grade) vigente a partir do 1º Semestre de 2017.



Jogos Digitais


Componentes Curriculares Créditos C.H.
1º Módulo
ALGORITMOS E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 6 120
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 4 80
DESENHO CONCEITUAL 4 80
ÉTICA PROFISSIONAL 2 40
IMAGEM DIGITAL E MULTIMÍDIA 4 80
PROJETO INTERDISCIPLINAR: INTERFACES E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO 1 4 80
2º Módulo
ANIMAÇÃO 2D PARA JOGOS 4 80
CULTURA, RELIGIOSIDADE E MUDANÇA SOCIAL 2 40
DESIGN DE JOGOS 4 80
ORIENTAÇÃO A OBJETOS 2 40
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS 2D 4 80
PROJETO INTERDISCIPLINAR: INTERFACES E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO 2 4 80
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO EM JOGOS 4 80
3º Módulo
HISTÓRIA, CULTURA E EVOLUÇÃO DOS JOGOS 2 40
JOGOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS 4 80
LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO E CONTEXTO 4 80
MODELAGEM E ANIMAÇÃO 3D 4 80
NARRATIVAS E PROJETOS PARA JOGOS 2 40
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS 3D 4 80
PROJETO INTERDISCIPLINAR: INTERFACES E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO 3 4 80
4º Módulo
BIBLIOTECAS GRÁFICAS 4 80
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA DESENVOLVIMENTO DE JOGOS 4 80
MODELAGEM E ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS 4 80
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS MULTIJOGADORES 4 80
PROJETO INTERDISCIPLINAR: INTERFACES E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO 4 4 80
ROTEIRIZAÇÃO PARA JOGOS DIGITAIS 4 80
5º Módulo
ENGINES PARA DESENVOLVIMENTO DE JOGOS 2 40
INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO 2 40
JOGOS PARA WEB 4 80
MARKETING PARA JOGOS DIGITAIS 2 40
PROJETO DE INTERFACES E NAVEGABILIDADE 2 40
PROJETO INTERDISCIPLINAR: INTERFACES E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO 5 4 80
REALIDADE VIRTUAL 4 80
SONORIZAÇÃO PARA JOGOS DIGITAIS 4 80

 

 

 

TOTAL GERAL 120 2400

Matriz Curricular (Grade) sujeita a alterações.


Observações:


1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.


2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”, que será adicionado ao seu currículo e constará de seu histórico escolar.


Corpo Docente


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Mensalidade


MensalidadeValor
Mensalidade integral*R$ 994,00
Mensalidade com 50% de desconto**R$ 497,00
*Valor referente à mensalidade para o ano de 2017 e válida até a data de vencimento do boleto.
**Desconto de 50% (cinquenta por cento), para o turno da manhã, até a data de vencimento do boleto, nas mensalidades dos primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com mensalidade no valor integral.
**Confira o edital do processo seletivo.

Fale com a Coordenação


Critérios de Avaliação


REGULAMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


CAPÍTULO V DA FREQUÊNCIA E DAS NOTAS

Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.


Consulte o
Regulamento

Requisitos


REGIMENTO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


Seção II

DO INGRESSO NOS CURSOS E NOS COMPONENTES CURRICULARES DE GRADUAÇÃO

Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:

  1. por processo seletivo ou por outra forma legal;
  2. sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.


Consulte o
Regimento

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creduniso

Duração (tempo de integralização):
Mínimo: 5 semestres
Máximo: 8 semestres


Modalidade:
Tecnológico


Horário das aulas:

Manhã ou noite

 

Sábado (Eventualmente, conforme a programação do curso)


Coordenador(a):
Prof. Me. Randolph Aparecido de Souza


Última Atualização:
01/12/2016 - 13:56:31

Esta página está de acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015.