AUTOATENDIMENTO
 

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

A Uniso liga para você!
Tire dúvidas e saiba como se matricular.

Nome:
Email:
DDD:  Telefone:

Nutrição


Turno  Manhã / Noite

Turno  Bacharelado

Duração  8 semestres


A partir de:

R$  725,00*

Nutrição

Grade e Corpo Docente



Apresentação




O curso de Nutrição visa formar profissionais aptos a manter e/ou recuperar a saúde por meio da alimentação e da nutrição. Possui corpo docente titulado e qualificado e laboratórios atualizados, que proporcionam aos alunos o desenvolvimento de suas atividades práticas com qualidade. O projeto político-pedagógico do curso tem o compromisso de formar o profissional generalista por meio de práticas pedagógicas que integram ensino, pesquisa e extensão.


Campo de Atuação

A Ciência da Nutrição tem seus primórdios na área clínica, pela atuação em hospitais, mas se expandiu ao longo do tempo e ampliou sua atuação para refeições coletivas (empresas e escolas), Spas, consultórios, ambulatórios. Na indústria de alimentos, o nutricionista atua no desenvolvimento de produtos alimentícios, atendimento ao consumidor, marketing e rotulagem de alimentos. Crescem também as perspectivas, em academias e clubes, na alimentação do atleta, por meio de orientação de dieta e de uso de suplementos.


Base Legal

  • Início de Funcionamento: 01/02/2001.
  • Autorização: Resolução Consu nº 008/00, publicada em 17/10/2000.
  • Reconhecimento: Portaria nº 3.799/2004, publicada no Diário Oficial da União em 18/11/2004.
  • Renovação e Reconhecimento:Portaria SERES nº. 823/2014, publicada no Diário Oficial da União em 29/12/2014.

Diferencial

Estágio de clínica é realizado nos melhores hospitais de Sorocaba e região de alta complexidade visando maior aprendizado prático do aluno. Estágio de posto de Saúde é realizado em parceria com a PMS e estágio de Alimentação Escolar é realizado em escolas. Estágio de UAN é realizado junto às maiores consecionárias de alimentação coletiva.

Infraestrutura


Apresentação

Sendo projetados para melhor atender aos alunos, os Laboratórios utilizados pelo curso de Nutrição oferecem condições de vivenciar um ambiente de trabalho muito próximo ao encontrado no mercado de trabalho. Sua Infraestrutura possibilita a realização das aulas de forma individual ou em pequenos grupos, o que favorece o envolvimento de todos nas atividades propostas. Todos os laboratórios, conforme suas características, são providos com equipamentos de segurança em laboratório e de combate primário a incêndios.


Infraestrutura

Laboratório de Análise de Alimentos
É composto de bancadas redondas desenhadas especialmente para que, em desenvolvimento de aulas práticas em grupo, cada estudante possa observar o que está sendo realizado. O Laboratório possui, também, estufas, balanças, vidrarias, reagentes, extrator de Soxlet com os tubos, destilador Kjeldahl.
Destina-se ao desenvolvimento das aulas práticas dos componentes curriculares Tecnologia de Alimentos e Bromatologia.
Além do desenvolvimento dos componentes curriculares de caráter prático, destina-se também ao desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos de Pesquisa e Extensão.

Laboratório de Avaliação Nutricional
Composto de material didático e aparato de avaliação nutricional, com macas, bioimpedância, estadiômetro, balanças de adultos e pediátrica, adipômetro. Além disso, possui acervo didático-pedagógico (livros, cds, fantoches, etc.) para desenvolvimento de atividades de Educação Nutricional.
Área destinada ao desenvolvimento do componente curricular Avaliação e Vigilância Nutricional e Educação Nutricional, permitindo a simulação de atendimento ao paciente, para realização de avaliação nutricional, inclusive do paciente acamado. Além do desenvolvimento dos componentes curriculares de caráter prático, destina-se também ao desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos de Pesquisa e Extensão e suporte para desenvolvimento de Estágio Supervisionado.

Laboratório de Anatomia Humana
O laboratório de Anatomia Humana é dividido em dois ambientes interativos. O primeiro contém bancadas de aço inox, tanques para armazenagem e mesa de necrópsia, no qual o aluno tem a oportunidade de confrontar as diversas variações anatômicas existentes. No segundo ambiente, existem mesas com 16 computadores para o estudo de Anatomia Humana nos softwares ADAM Interactive Anatomy – CDRom e ADAM Pratice and Pratical Anatomy. Este laboratório conta com serviço de monitoria, realizado por aluno selecionado pelos docentes do componente curricular. Nos horários em que o laboratório não é ocupado com atividades didáticas, o ambiente onde se encontram os computadores é utilizado como sala de informática, estando disponível para utilização pelos acadêmicos.

Laboratório de Biociências
Composto de nove bancadas redondas desenhadas especialmente para que, em trabalhos de equipe, cada estudante possa observar o que esta sendo realizado. Existem monitores de televisão para que todos possam observar as lâminas apresentadas pelo professor. As bancadas também apresentam torneiras fotoelétricas a fim de evitar contaminações. Dispõe ainda de microscópios, lupas, além de sistemas de open fiel e labirinto em cruz elevado, equipamentos para o estudo de drogas que atuam no SNC.

Análises Químicas
Neste laboratório, que possui uma série de equipamentos e utensílios que possibilitam a realização de análises químicas e toxicológicas, o estudante tem a oportunidade de realizar trabalhos em pequenos grupos, geralmente duplas.

Laboratórios de Microscopia
Congregam dois laboratórios: o de Microscopia e o de Controle Biológico. Estes laboratórios foram desenhados com características ergonômicas adequadas, privilegiando o relacionamento mais próximo entre o professor e o estudante, atendendo às necessidades individuais do aluno para a realização das atividades práticas. Estes laboratórios contam com equipamentos ópticos modernos e de marcas consagradas, e televisores para visualização mais precisa do material em estudo. Possuem ainda outros equipamentos destinados à realização de análises microbiológicas, hematológicas, bioquímicas e imunológicas.

Laboratório de Cozinha Pedagógica
Equipada com forno combinado SelfCookin Center, Chapa, Charbroiler, Fritadeira, 20 fogões profissionais em aço inoxidável, com módulos de apoio, um conjunto de panelas e utensílios para os processos de cocção, refrigeradores, freezer e equipamentos de apoio.

Laboratório de Bar e Salão
Ambiente com sala de aula integrada e um ambiente de salão para as práticas dos diferentes tipos de serviços e montagens, equipado com móveis e utensílios de bar e restaurante.

Laboratório de Confeitaria, Panificação e Cozinha de Demonstração
Sala ambiente para as práticas de panificação e confeitaria, com bancada de demonstração de cocção de alimentos, onde os alunos acompanham as técnicas e procedimentos na produção dos diferentes alimentos, desenvolvidas pelo professor.
Equipada com forno de lastro e elétrico, masseiras, batedeiras, modeladora de pães, cilindros, entre outros equipamentos e utensílios.


Produções

Os Laboratórios são utilizados para a realização de aulas práticas dos componentes curriculares do curso. Além das atividades de ensino, nestes laboratórios são desenvolvidos diversos projetos de pesquisa, com apoio financeiro da Uniso ou de agências de fomento à Pesquisa, como FAPESP e CNPq.

Os Laboratórios também são utilizados para a realização de atividades práticas, das semanas científicas e dos cursos de extensão promovidos pelos cursos de graduação citados.



Entre em contato

Laboratórios:

Análise de Alimentos e Avaliação Nutricional
Local: Cidade Universitária
Telefone: (15) 2101-7060
Coordenação: Bruna Cristina Bornia
e-mail: bruna.bornia@uniso.br

Anatomia Humana, Biociências, Análises Químicas e Microscopia
Local: Prédio de Apoio 2 – Cidade Universitária
Telefone: (15) 2101-7054 ou 2101-7055
Coordenação: Prof. Dr. Newton Andreo Filho
e-mail: newton.andreo@uniso.br
labsaude@uniso.br

Cozinha Pedagógica, Bar e Salão e Confeitaria, Panificação e Cozinha de Demonstração
Local: Cidade Universitária
Telefone: (15) 2101-7058
Coordenação do Laboratório:
Coordenação: Bruna Cristina Bornia
e-mail: bruna.bornia@uniso.br

Matriz Curricular (Grade)


Matriz (grade) vigente a partir do 1º Semestre de 2016.



Nutrição


Componentes Curriculares Créditos C.H.
Módulo 1
ANATOMIA 4 80
CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA 4 80
LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO E CONTEXTO 4 80
PSICOLOGIA E SAÚDE 2 40
SUPORTE BÁSICO DE VIDA 2 40
BASES DE QUÍMICA EM SAÚDE 2 40
INTRODUÇÃO À NUTRIÇÃO 2 40
Módulo 2
FISIOLOGIA 4 80
BIOÉTICA CLÍNICA 2 40
FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA 2 40
NEUROANATOMIA 2 40
CULTURA, RELIGIOSIDADE E MUDANÇA SOCIAL 2 40
COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS 4 80
TÉCNICA DIETÉTICA 1 4 80
Módulo 3
PATOLOGIA 4 80
SAÚDE COLETIVA E SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 4 80
MICROBIOLOGIA GERAL 2 40
FARMACOLOGIA BÁSICA 2 40
BIOQUÍMICA METABÓLICA 2 40
BROMATOLOGIA 4 80
TÉCNICA DIETÉTICA 2 4 80
Módulo 4
PARASITOLOGIA 2 40
MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS 2 40
FISIOPATOLOGIA 2 40
CONTEXTOS SOCIAIS E O HOMEM CONTEMPORÂNEO 4 80
EPIDEMIOLOGIA NUTRICIONAL 4 80
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 4 80
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA 1 4 80
Módulo 5
PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS NOS CICLOS DA VIDA 2 40
AVALIAÇÃO E VIGILÂNCIA NUTRICIONAL 4 80
DIETOTERAPIA 1 4 80
NUTRIÇÃO E SAÚDE PÚBLICA 4 80
NUTRIÇÃO NO ESPORTE 4 80
ELETIVO 2 40
Módulo 6
IMUNOLOGIA 2 40
UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO 4 80
DIETOTERAPIA 2 4 80
NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL 4 80
LEGISLAÇÃO E VIGILÂNCIA SANITÁRIA 4 80
ELETIVO 2 40
Módulo 7
PRÁTICA DE PESQUISA: PROJETO 2 40
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL 4 80
SEMINÁRIOS DE ESTÁGIO EM NUTRIÇÃO 1 2 40
ÉTICA E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL 2 40
ELETIVA 2 40
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO 1 19 380
Módulo 8
PRÁTICA DE PESQUISA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 40
PRÁTICA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE ALIMENTOS 4 80
SEMINÁRIOS DE ESTÁGIO EM NUTRIÇÃO 2 2 40
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO 2 19 380

 

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 10 200
TOTAL GERAL 192 3840

Matriz Curricular (Grade) sujeita a alterações.


Observações:


1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.


2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”, que será adicionado ao seu currículo e constará de seu histórico escolar.


3. Alguns componentes curriculares poderão ser oferecidos na modalidade semipresencial.


Corpo Docente


Clique e conheça os projetos, as pesquisas e a experiência profissional dos professores.

Mensalidade


MensalidadeValor
Mensalidade integral*R$ 1450,00
Mensalidade com 50% de desconto**R$ 725,00
*Valor referente à mensalidade para o ano de 2017 e válida até a data de vencimento do boleto.
**Desconto de 50% (cinquenta por cento), para o turno da manhã, até a data de vencimento do boleto, nas mensalidades dos primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com mensalidade no valor integral.
**Confira o edital do processo seletivo.

Fale com a Coordenação


Critérios de Avaliação


REGULAMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


CAPÍTULO V DA FREQUÊNCIA E DAS NOTAS

Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.


Consulte o
Regulamento

Requisitos


REGIMENTO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


Seção II

DO INGRESSO NOS CURSOS E NOS COMPONENTES CURRICULARES DE GRADUAÇÃO

Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:

  1. por processo seletivo ou por outra forma legal;
  2. sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.


Consulte o
Regimento

Inscreva-se!


creduniso

Duração (tempo de integralização):
Mínimo: 8 semestres
Máximo: 12 semestres


Modalidade:
Bacharelado


Horário das aulas:
Manhã ou Noite


Coordenador(a):
Profa. Ma. Luciane Lopes Sant'ana Araújo


Última Atualização:
01/12/2016 - 13:56:31

Esta página está de acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015.