AUTOATENDIMENTO
 

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

A Uniso liga para você!
Tire dúvidas e saiba como se matricular.

Nome:
Email:
DDD:  Telefone:

Publicidade e Propaganda


Turno  Manhã / Noite

Turno  Bacharelado

Duração  8 semestres


A partir de:

R$  467,50*

* Mensalidade para os alunos ingressantes em 2017

Publicidade e Propaganda

Grade e Corpo Docente



Apresentação




O curso de Comunicação, habilitação em Publicidade e Propaganda, tem como objetivo formar profissionais e pesquisadores que atuem de forma transformadora nos vários cenários comunicacionais contemporâneos, preparados para elaborar, produzir e executar peças publicitárias e projetos de comunicação para o desenvolvimento e promoção da imagem de produtos e de serviços.

Para conhecer nossa produção em diversas áreas de comunicação e o Canal de WebTV dos alunos de Publicidade e Propaganda, clique aqui


Campo de Atuação

O profissional em Publicidade e Propaganda é capacitado e estimulado tanto para a carreira acadêmica, como pesquisador e docente, quanto para a atuação nas diferentes áreas do mercado de trabalho publicitário, como: Atendimento, Planejamento, Pesquisa, Mídia, Criação e Produção. O publicitário pode também atuar nos setores de comunicação de marketing de organizações industriais, comerciais, de prestação de serviços e em veículos de comunicação, além de atuar em diversos sistemas digitais de comunicação, como: TV Digital, Web, sistema celular e sistemas móveis de difusão de comunicação.


Base Legal

  • Início de Funcionamento: 06/03/1995.
  • Autorização: Resolução Consu nº 004/1994, publicada em 07/12/1994.
  • Reconhecimento: Portaria nº 563/99, publicada no Diário Oficial da União em 24/03/1999.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº 706/2013, publicada no Diário Oficial da União em 19/12/2013.

Diferencial

Incentiva os futuros profissionais a enfrentar os desafios contemporâneos do campo da comunicação mercadológica. Conteúdos como Atendimento, Marketing e Comércio eletrônico, Planejamento Estratégico e Tecnologias em Ambientes Digitais aplicadas a Publicidade e Propaganda respondem tanto às expectativas atuais do mercado profissional quanto à necessidade de novos posicionamentos em relação às oportunidades que se apresentam. Apoiados por laboratórios de novas tecnologias de comunicação, de produção audiovisual e de fotografia, os alunos desenvolvem projetos para as mídias convencionais e digitais (WEB, WEBTV e TV Digital).

Prêmios recebidos: Profissionais do Ano - Rede Globo, Região Sudeste, Profissionais do Ano Rede Globo, Região Sudeste, FestVideo.

Infraestrutura


Apresentação

O Laboratório de Comunicação da Uniso cumpre um papel importante na formação dos alunos, no desenvolvimento da pesquisa aplicada em comunicação e no desenvolvimento de projetos comunicacionais para a comunidade regional.

Criado há 10 anos para atender as práticas das habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, contam com tecnologia de ponta, propiciando aos alunos o aprendizado e o desenvolvimento em tecnologias, linguagens e ambientes comunicacionais utilizados pelo mercado profissional.

Esse laboratório é atualizado constantemente, já estando dotado com os mais modernos equipamentos digitais de áudio e vídeo. Além do atendimento prioritário aos alunos de Comunicação Social, presta serviço para emissoras de TV e Rádio.

Essa Infraestrutura não só permite que o aluno aprenda na prática, como também possibilita que o aluno desenvolva a capacidade de refletir sobre o fazer e posicionar-se criticamente sobre a sua produção. Nesse processo, teoria-prática-reflexão são integradas, permitindo que o aluno se prepare, tanto para diversas áreas de atuação no mercado publicitário, quanto para a reflexão e investigação próprias da pesquisa científica.

Para as aulas práticas ministradas no Laboratório de Comunicação, as turmas são moduladas em subturmas de, no máximo, 40 alunos, para garantir o máximo de aproveitamento das atividades desenvolvidas e o atendimento individual de cada projeto realizado.


Infraestrutura

No Estúdio de Televisão, são realizadas produções com equipamentos nos formatos DVCAM, DV e BETACAM. O espaço é composto por um estúdio de TV, uma sala de controle mestre, 3 ilhas de edição não linear e pós-produção (sistemas Avid, Final Cut e After Effects), estação para modelagem e animação 3D e 2D, e ilha de edição linear. Todo o sistema é interligado por rede.

O Estúdio de Rádio é dividido em três cabines: duas de produção, dotadas com os mais modernos equipamentos digitais para gravação e reprodução, e uma de locução, que atende até 6 locutores.

Para o desenvolvimento de práticas nos campos da ilustração e da fotografia publicitária, a Uniso oferece aos alunos estúdio fotográfico com parque completo de iluminação, câmeras fotográficas de pequeno, médio e grande formato, e equipamentos digitais. O Estúdio Fotográfico oferece 2 ilhas para tratamento de imagem, pós-produção e editoração.

O almoxarifado abriga todos os equipamentos necessários para a produção de trabalhos externos dos alunos, tais como: gravadores de áudio digital, máquinas fotográficas profissionais analógicas e digitais, e câmeras de vídeo com microfones para reportagens externas.


Produções

Nos Laboratórios de Comunicação, os alunos desenvolvem projetos de conteúdos e mensagens publicitárias para as mídias convencionais, impressa e eletrônica, e mídias digitais. São também desenvolvidos projetos de comunicação visual, de intervenção no mobiliário urbano e de pesquisa de novas mídias e formatos. São desenvolvidos também projetos para eventos e concursos regionais e nacionais.

Contando com uma equipe de técnicos , o Laboratório de Comunicação fica aberto de segunda a sexta, das 7h as 13h e das 17h ás 23h.

Profissionalmente são produzidos programas independentes para emissoras de TV e Rádio.


Entre em contato
Local: Andar Térreo, Bloco B – Cidade Universitária
Telefone: (15) 2101-7089
Coordenação do Laboratório:
Prof. Fernando Celso Negrão Duarte
E-mail: labcom@uniso.br

Matriz Curricular (Grade)


Matriz (grade) vigente a partir do 1º Semestre de 2013.

Publicidade e Propaganda


Componentes Curriculares Créditos C.H.
Módulo 1
PERCEPÇÃO E CRIATIVIDADE 4 80
PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM COMUNICAÇÃO 4 80
MEIOS E PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO 4 80
FUNDAMENTOS DE MARKETING E COMUNICAÇÃO 4 80
PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM PUBLICIDADE 4 80
Módulo 2
LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO E CONTEXTO 4 80
MÍDIAS SOCIAIS 4 80
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO 4 80
MULTIMÍDIA, PRODUÇÃO E CULTURA 2 40
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM RÁDIO 2 40
PRODUÇÃO GRÁFICA 4 80
Módulo 3
HISTÓRIA DA ARTE 2 40
FILOSOFIA DA COMUNICAÇÃO 2 40
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 4 80
DIREÇÃO DE ARTE 4 80
LINGUAGEM EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2 40
FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA 4 80
ESTRATÉGIAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS 2 40
Módulo 4
ANTROPOLOGIA CULTURAL 2 40
PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 2 40
PESQUISA DE COMPORTAMENTO, OPINIÃO E MERCADO 4 80
RADIOJORNALISMO 2 4 80
CRIAÇÃO E REDAÇÃO PUBLICITÁRIA 4 80
MÍDIA 4 80
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM TV E CINEMA 4 80
Módulo 5
COMUNICAÇÃO E CULTURA 4 80
GESTÃO DE NEGÓCIOS EM COMUNICAÇÃO 4 80
TÉCNICAS DE ATENDIMENTO 2 40
PESQUISA DE MERCADO 2 40
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO 4 80
Módulo 6
PRÁTICA DE PESQUISA: PROJETO 2 40
COMUNICAÇÃO E REALIDADE REGIONAL 2 40
DIREITO EM COMUNICAÇÃO 4 80
COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING 4 80
PROMOÇÃO E EVENTOS EM PUBLICIDADE 4 80
COMUNICAÇÃO NO PONTO DE VENDA 2 40
Módulo 7
CULTURA, RELIGIOSIDADE E MUDANÇA SOCIAL 2 40
PRÁTICA DE PESQUISA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 40
ANÁLISE CRÍTICA DAS MÍDIAS 4 80
PROJETO EXPERIMENTAL: PESQUISA 4 80
PROJETO EXPERIMENTAL: PLANEJAMENTO I 4 80
Módulo 8
PROJETO EXPERIMENTAL: MÍDIA 4 80
PROJETO EXPERIMENTAL: CRIAÇÃO 4 80
PROJETO EXPERIMENTAL: PLANEJAMENTO II 2 40

 

 

 

Estágio Supervisionado em Publicidade e Propaganda 11 220
Atividades Complementares em Publicidade e Propaganda 11 220
TOTAL GERAL 162 3240

Matriz Curricular (Grade) sujeita a alterações.


Observações:


1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.


2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”, que será adicionado ao seu currículo e constará de seu histórico escolar.


Corpo Docente


Clique e conheça os projetos, as pesquisas e a experiência profissional dos professores.

Mensalidade


MensalidadeValor
Mensalidade integral*R$ 935,00
Mensalidade com 50% de desconto**R$ 467,50
*Valor referente à mensalidade para o ano de 2017 e válida até a data de vencimento do boleto.
**Desconto de 50% (cinquenta por cento), para o turno da manhã, até a data de vencimento do boleto, nas mensalidades dos primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com mensalidade no valor integral.
**Confira o edital do processo seletivo.

Fale com a Coordenação


Critérios de Avaliação


REGULAMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


CAPÍTULO V DA FREQUÊNCIA E DAS NOTAS

Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.


Consulte o
Regulamento

Requisitos


REGIMENTO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


Seção II

DO INGRESSO NOS CURSOS E NOS COMPONENTES CURRICULARES DE GRADUAÇÃO

Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:

  1. por processo seletivo ou por outra forma legal;
  2. sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.


Consulte o
Regimento

Inscreva-se!


creduniso

Duração (tempo de integralização):
Mínimo: 8 semestres
Máximo: 12 semestres


Modalidade:
Bacharelado


Horário das aulas:
Manhã ou Noite


Coordenador(a):
Profa. Ma. Neliane Leone Teixeira


Última Atualização:
01/12/2016 - 13:56:31

Esta página está de acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015.