AUTOATENDIMENTO
 

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

A Uniso liga para você!
Tire dúvidas e saiba como se matricular.

Nome:
Email:
DDD:  Telefone:

Relações Públicas


Turno  Manhã / Noite

Turno  Bacharelado

Duração  8 semestres


A partir de:
R$  511,00*

Relações Públicas

Grade e Corpo Docente



Apresentação




O curso de Relações Públicas, busca a implementação de programas e de instrumentos que consolidem a identidade organizacional e integrem a empresa com os seus diversos públicos, desenvolvendo o relacionamento institucional e mercadológico.

Contando atualmente com um corpo docente qualificado, o curso tem como principal objetivo oferecer um ensino de qualidade por meio não só dos programas acadêmicos aplicados, como também da parceria com empresas que contribuem com o desenvolvimento prático dos alunos.


Campo de Atuação

O profissional formado pelo curso poderá atuar como consultor político, consultor de imagem corporativa, gestor da comunicação empresarial, ouvidor, ombudsman, pesquisador de opinião pública e em áreas de relação com os consumidores, ações de lobby, cerimonial e protocolo, eventos, etc.

Também, poderá atuar na comunicação integrada, como estrategista e executor da comunicação interna, administrativa, mercadológica e institucional.


Base Legal

  • Início de Funcionamento: 28/01/2004.
  • Autorização: Resolução Consu nº 006/2003, publicada em 16/09/2003.
  • Reconhecimento: Portaria Conjunta SESu/SETEC nº 608/2007, publicada no Diário Oficial da União em 23/07/2007.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº 417/2011, publicada no Diário Oficial da União em 14/10/2011.

Diferencial

Todos os professores do curso possuem notoriedade na área, integrando os diversos órgãos de classe: Conselho Regional de Relações Públicas - CONRERP SP/PR (Conselheiro Efetivo), Associação Brasileira de Relações Públicas - ABRP (Avaliadores do Prêmio categoria TCC) Associação Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas - ABRAPCORP (Membros Fundadores), Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - ABERJE.

O curso de RP acaba de ser avaliado pelo Ministério da Educação, com nota máxima, nas três dimensões avaliadas: organização didático-pedagógica, instalações físicas e corpo docente, discente e técnico-administrativo.

Infraestrutura


O curso de Relações Públicas, conta com uma moderna Infraestrutura de Laboratórios de Comunicação, com Estúdio de Rádio, Estúdio de TV, Estúdio Fotográfico, entre outros.

Matriz Curricular (Grade)


Matriz (grade) vigente a partir do 1º Semestre de 2015.

Relações Públicas


Componentes Curriculares Créditos C.H.
1º Período
GESTÃO DE MARKETING 4 80
MEIOS E PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO 4 80
PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM COMUNICAÇÃO 4 80
PERCEPÇÃO E CRIATIVIDADE 4 80
TEORIAS E TÉCNICAS EM RELAÇÕES PÚBLICAS 4 80
2º Período
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 4 80
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO 4 80
MÍDIAS SOCIAIS 4 80
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS 4 80
LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO E CONTEXTO 4 80
3º Período
GESTÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS 4 80
CULTURA ORGANIZACIONAL E IDENTIDADE CORPORATIVA 2 40
FOTOGRAFIA INSTITUCIONAL E PÚBLICA 2 40
RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL 4 80
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 4 80
FILOSOFIA DA COMUNICAÇÃO 2 40
HISTÓRIA DA ARTE 2 40
4º Período
PESQUISA DE COMPORTAMENTO, OPINIÃO E MERCADO 4 80
RELAÇÕES PÚBLICAS E MARKETING POLÍTICO 2 40
RELAÇÕES PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS E INTERNACIONAIS 4 80
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, CERIMONIAL E PROTOCOLO 4 80
CAPTAÇÃO DE RECURSOS EM RELAÇÕES PÚBLICAS 2 40
PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 2 40
ANTROPOLOGIA CULTURAL 2 40
5º Período
GESTÃO DE NEGÓCIOS EM COMUNICAÇÃO 4 80
COMUNICAÇÃO E CULTURA 4 80
PRODUÇÃO COMUNICACIONAL EM RÁDIO E TV 4 80
RELAÇÕES PÚBLICAS E MÍDIA TRANING 2 40
AUDITORIA, ASSESSORIA E CONSULTORIA EM RELAÇÕES PÚBLICAS 4 80
RELAÇÕES PÚBLICAS E ASSESSORIA DE IMPRENSA 2 40
EMPREENDEDORISMO, BUSINESS E ECONOMIA CRIATIVA 4 80
6º Período
DIREITO EM COMUNICAÇÃO 4 80
COMUNICAÇÃO E REALIDADE REGIONAL 2 40
PRÁTICA DE PESQUISA: PROJETO 2 40
GESTÃO DE CRISE E IMAGEM PÚBLICA 4 80
COMUNICAÇÃO E MEMÓRIA INSTITUCIONAL 2 40
COMPORTAMENTO E DEFESA DO CONSUMIDOR 3 60
RELAÇÕES PÚBLICAS, ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE 4 80
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES 4 80
7º período
MÍDIA 4 80
ANÁLISE CRÍTICA DAS MÍDIAS 4 80
PRÁTICA DE PESQUISA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 10
ORATÓRIA: EXPRESSÃO CORPO E VOZ 2 40
CRM E OUVIDORIA EM RELAÇÕES PÚBLICAS 2 40
PROJETO EXPERIMENTAL EM RELAÇÕES PÚBLICAS 1 4 80
CULTURA, RELIGIOSIDADE E MUDANÇA SOCIAL 2 40
8º Período
ELETIVA 4 80
POSICIONAMENTO E MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM COMUNICAÇÃO 4 80
PROJETO EXPERIMENTAL EM RELAÇÕES PÚBLICAS 2 3 60
ELETIVA 4 80
RELAÇÕES PÚBLICAS E TERCEIRO SETOR 4 80

 

 

 

Estágio Supervisionado em Relações Públicas 12 240
Atividades Complementares em Relações Públicas 12 240
TOTAL GERAL 192 3840

Matriz Curricular (Grade) sujeita a alterações.


Observações:


1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.


2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”, que será adicionado ao seu currículo e constará de seu histórico escolar.


Corpo Docente


Clique e conheça os projetos, as pesquisas e a experiência profissional dos professores.

Mensalidade


MensalidadeValor
Mensalidade integral*R$ 1022,00
Mensalidade com 50% de desconto**R$ 511,00
*Valor referente à mensalidade para o ano de 2016 e válida até a data de vencimento do boleto.
**Desconto de 50% (cinquenta por cento), para o turno da manhã, até a data de vencimento do boleto, nas mensalidades dos primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com mensalidade no valor integral.
**Confira o edital do processo seletivo.

Fale com a Coordenação


Critérios de Avaliação


REGULAMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


CAPÍTULO V DA FREQUÊNCIA E DAS NOTAS

Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.


Consulte o
Regulamento

Requisitos


REGIMENTO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


Seção II

DO INGRESSO NOS CURSOS E NOS COMPONENTES CURRICULARES DE GRADUAÇÃO

Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:

  1. por processo seletivo ou por outra forma legal;
  2. sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.


Consulte o
Regimento




creduniso

Duração (tempo de integralização):
Mínimo: 8 semestres
Máximo: 12 semestres


Modalidade:
Bacharelado


Horário das aulas:
Manhã ou Noite


Coordenador(a):
Profa. Ma. Mércia Segala Bruns


Última Atualização:
26/09/2016 - 15:59:52

Esta página está de acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015.