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Relações Públicas


Turno  Manhã / Noite

Turno  Bacharelado

Duração  8 semestres


A partir de:

R$  491,00*

* Mensalidade para os alunos ingressantes em 2018

Relações Públicas

Grade e Corpo Docente



Apresentação




O curso de Relações Públicas, busca a implementação de programas e de instrumentos que consolidem a identidade organizacional e integrem a empresa com os seus diversos públicos, desenvolvendo o relacionamento institucional e mercadológico.

Contando atualmente com um corpo docente qualificado, o curso tem como principal objetivo oferecer um ensino de qualidade por meio não só dos programas acadêmicos aplicados, como também da parceria com empresas que contribuem com o desenvolvimento prático dos alunos.


Campo de Atuação

O profissional formado pelo curso poderá atuar como consultor político, consultor de imagem corporativa, gestor da comunicação empresarial, ouvidor, ombudsman, pesquisador de opinião pública e em áreas de relação com os consumidores, ações de lobby, cerimonial e protocolo, eventos, etc.

Também, poderá atuar na comunicação integrada, como estrategista e executor da comunicação interna, administrativa, mercadológica e institucional.


Base Legal

  • Início de Funcionamento: 28/01/2004.
  • Autorização: Resolução Consu nº 006/2003, publicada em 16/09/2003.
  • Reconhecimento: Portaria Conjunta SESu/SETEC nº 608/2007, publicada no Diário Oficial da União em 23/07/2007.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº 417/2011, publicada no Diário Oficial da União em 14/10/2011.

Diferencial

Todos os professores do curso possuem notoriedade na área, integrando os diversos órgãos de classe: Conselho Regional de Relações Públicas - CONRERP SP/PR (Conselheiro Efetivo), Associação Brasileira de Relações Públicas - ABRP (Avaliadores do Prêmio categoria TCC) Associação Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas - ABRAPCORP (Membros Fundadores), Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - ABERJE.

O curso de RP acaba de ser avaliado pelo Ministério da Educação, com nota máxima, nas três dimensões avaliadas: organização didático-pedagógica, instalações físicas e corpo docente, discente e técnico-administrativo.

Infraestrutura


Apresentação

O Laboratório de Comunicação da Uniso cumpre um papel importante na formação dos alunos, no desenvolvimento da pesquisa aplicada em comunicação e no desenvolvimento de projetos comunicacionais para a comunidade regional.

Criado para atender as práticas das habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, contam com tecnologia de ponta, propiciando aos alunos o aprendizado e o desenvolvimento em tecnologias, linguagens e ambientes comunicacionais utilizados pelo mercado profissional.

Esse laboratório é atualizado constantemente, já estando dotado com os mais modernos equipamentos digitais de áudio e vídeo. Além do atendimento prioritário aos alunos de Comunicação Social, presta serviço para emissoras de TV e Rádio.

Essa Infraestrutura não só permite que o aluno aprenda na prática, como também possibilita que o aluno desenvolva a capacidade de refletir sobre o fazer e posicionar-se criticamente sobre a sua produção. Nesse processo, teoria-prática-reflexão são integradas, permitindo que o aluno se prepare, tanto para diversas áreas de atuação jornalística, quanto para a reflexão e investigação próprias da pesquisa científica.

Para as aulas práticas ministradas no Laboratório de Comunicação, as turmas são moduladas em subturmas de, no máximo, 40 alunos, para garantir o máximo de aproveitamento das atividades desenvolvidas e o atendimento individual de cada projeto realizado.


Infraestrutura

O Laboratório de Comunicação da Universidade de Sorocaba atende as aulas práticas dos alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Ele é composto de 3 estúdios:

O Estúdio de Televisão possui equipamentos no formato broadcasting (o mesmo padrão utilizado nas principais emissoras e produtoras de televisão) e conta com oito filmadoras Panasonic e duas Sony, sendo três câmeras para uso dentro do estúdio com Telepromter, e as outras para uso em reportagens e produções externas.

A mesa de corte da Switer Master, da marca Newtek Tricaster Broadcast Full Production Studio, é um conversor ao vivo, gerador de caracteres, streamer de mídia, dispositivo de captura de mídia e um dispositivo de armazenamento de mídia, tudo em um único equipamento.

A iluminação do estúdio é de led digital dimerizada, com a possibilidade de uso de uma paleta de cores para geração de efeitos.

Há quatro ilhas de edição que utilizam o software AVID e 125 computadores com o pacote Adobe, nos quais os alunos podem fazer a edição no software de edição de imagem Premier.

Há, no Youtube, o canal TV UNISO, onde as produções acadêmicas e institucionais são disponibilizadas ao público, e uma página no Facebook, a TV Uniso.

O Estúdio de Rádio é composto de três cabines, sendo duas técnicas de gravação e edição utilizando os sotwares Vegas e Sound Forge e uma cabine de locução com três microfones. São utilizadas mesa de som Yamaha Digital com 24 canais e mesa do ar da BBTECH com 12 canais.

O Estúdio de Rádio ainda possui uma rádio online onde as produções acadêmicas e institucionais, além de um programação musical variada, são colocada no ar pela página www.radiouniso.com, disponível 24 horas por dia.


Produções

Contando com uma equipe de técnicos , o Laboratório de Comunicação fica aberto de segunda a sexta, das 7h as 13h e das 17h ás 23h. Nos Estúdios de Rádio e Televisão, os estudantes produzem comerciais, telejornais e rádiojornais, documentários, vídeo clipes etc. Já no Estúdio de Foto, são realizados trabalhos editoriais e publicitários (capas de revista, ensaios fotográficos e fotos de produtos e modelos). Os alunos do último semestre produzem, também, vídeos documentários que constituem o Projeto Experimental.

Profissionalmente são produzidos programas independentes para emissoras de TV e Rádio.


Entre em contato
Local: Andar Térreo, Bloco B – Cidade Universitária
Telefone: (15) 2101-7089
Coordenação do Laboratório:
Prof. Fernando Celso Negrão Duarte
E-mail: labcom@uniso.br


Matriz Curricular (Grade)


Matriz (grade) vigente a partir do 1º Semestre de 2017.

Relações Públicas


Componentes Curriculares Créditos C.H.*
Linguagem e Comunicação
HISTÓRIA, TEORIAS E TÉCNICAS EM RELAÇÕES PÚBLICAS 2 40
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE 4 80
LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO E CONTEXTO 4 80
PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA 4 80
PÚBLICOS E OPINIÃO PÚBLICA EM RELAÇÕES PÚBLICAS 2 40
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO 4 80
Multimídia
COMUNICAÇÃO DIGITAL 4 80
GESTÃO DE MERCADO EM RELAÇÕES PÚBLICAS 4 80
HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO 4 80
PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM COMUNICAÇÃO 4 80
PRODUÇÃO EM RÁDIO 4 80
Humanidades
ARGUMENTAÇÃO E ORATÓRIA 4 80
COMUNICAÇÃO E CULTURA 4 80
DIREITO DA COMUNICAÇÃO 2 40
FILOSOFIA DA COMUNICAÇÃO 2 40
PRODUÇÃO EM TV 4 80
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 4 80
Audiência
ANTROPOLOGIA CULTURAL 2 40
CENÁRIOS MIDIÁTICOS REGIONAIS 4 80
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE 2 40
GESTÃO DE PROJETOS EM COMUNICAÇÃO 4 80
INTRODUÇÃO À PESQUISA DE COMPORTAMENTO E OPINIÃO 2 40
PRODUÇÃO GRÁFICA 4 80
PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 2 40
Planejamento Estratégico em Relações Públicas
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IDENTIDADE CORPORATIVA 4 80
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E CULTURA ORGANIZACIONAL 4 80
CULTURA, RELIGIOSIDADE E MUDANÇA SOCIAL 2 40
ELETIVA 4 80
FOTOGRAFIA INSTITUCIONAL E PÚBLICA 2 40
MEMÓRIA INSTITUCIONAL E STORYTELLING 3 60
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS 4 80
Relacionamentos Estratégicos
ATELIÊ EM RELAÇÕES PÚBLICAS 1 2 40
CAPTAÇÃO DE RECURSOS EM RELAÇÕES PÚBLICAS 2 40
ELETIVA 4 80
GESTÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS 4 80
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA EM RELAÇÕES PÚBLICAS 4 80
PRÁTICA DE PESQUISA: PROJETO 2 40
RELAÇÕES PÚBLICAS NO MARKETING POLÍTICO E ELEITORAL 4 80
Estratégias em Relações Públicas
AUDITORIA, ASSESSORIA E CONSULTORIA EM RELAÇÕES PÚBLICAS 4 80
EMPREENDEDORISMO, BUSINESS E ECONOMIA CRIATIVA 2 40
GESTÃO DA CRISE, IMAGEM E REPUTAÇÃO 2 40
PRÁTICA DE PESQUISA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 40
PROJETO EXPERIMENTAL EM RELAÇÕES PÚBLICAS 1 4 80
RELAÇÕES PÚBLICAS E ASSESSORIA DE IMPRENSA 2 40
RELAÇÕES PÚBLICAS E MÍDIA TRAINING 2 40
RELAÇÕES PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS E INTERNACIONAIS 4 80
Resultados em Relações Públicas
ATELIÊ DE RELAÇÕES PÚBLICAS 2 2 40
OUVIDORIA, POSICIONAMENTO E MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM COMUNICAÇÃO 4 80
PROJETO EXPERIMENTAL EM RELAÇÕES PÚBLICAS 2 5 100
RELAÇÕES PÚBLICAS E TERCEIRO SETOR 4 80
RELAÇÕES PÚBLICAS NOS AMBIENTES DIGITAIS 2 40
RELAÇÕES PÚBLICAS, ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE 4 80

 

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – RELAÇÕES PÚBLICAS 12 240
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – RELAÇÕES PÚBLICAS 12 240
TOTAL GERAL 180 3600

*em horas/aula


Matriz Curricular (Grade) sujeita a alterações.


Observações:


1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.


2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”, que será adicionado ao seu currículo e constará de seu histórico escolar.


Corpo Docente


Clique e conheça os projetos, as pesquisas e a experiência profissional dos professores.

Mensalidade


MensalidadeValor
IntegralR$ 982,00
Desconto Especial Pontualidade (7%)*R$ 913,26
Mensalidade com desconto Matutino (50%)**R$ 491,00
*Valor referente à mensalidade para o ano de 2018 e válida até a data de vencimento do boleto.
**Desconto de 50% (cinquenta por cento), para o turno da manhã, até a data de vencimento do boleto, nas mensalidades dos primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com mensalidade no valor integral.
Outros descontos*
Egressos (50%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)

Consulte Portaria de Descontos

*Os descontos não são cumulativos.

Fale com a Coordenação


Critérios de Avaliação


REGULAMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


CAPÍTULO V DA FREQUÊNCIA E DAS NOTAS

Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.


Consulte o
Regulamento

Requisitos


REGIMENTO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


Seção II

DO INGRESSO NOS CURSOS E NOS COMPONENTES CURRICULARES DE GRADUAÇÃO

Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:

  1. por processo seletivo ou por outra forma legal;
  2. sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.


Consulte o
Regimento

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creduniso

Duração (tempo de integralização):
Mínimo: 8 semestres
Máximo: 12 semestres


Modalidade:
Bacharelado


Horário das aulas:
Manhã ou Noite


Coordenador(a):
Profa. Ma. Mércia Segala Bruns


Última Atualização:
20/10/2017 - 16:52:40

Esta página está de acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015.