AUTOATENDIMENTO
 

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

A Uniso liga para você!
Tire dúvidas e saiba como se matricular.

Nome:
Email:
DDD:  Telefone:

Terapia Ocupacional


Turno  Manhã / Noite

Turno  Bacharelado

Duração  8 semestres


A partir de:

R$  519,50*

Terapia Ocupacional

Grade e Corpo Docente



Apresentação




O profissional terapeuta ocupacional é habilitado a realizar procedimentos terapêutico-ocupacionais utilizando-se de atividades expressivas, artísticas, lúdicas, corporais, tecnológicas, da vida diária, prática, e do trabalho, exercícios cinesioterápicos, entre outros, para atender pessoas de diferentes faixas etárias, portadoras de dificuldades sociais, sensoriais, ortopédicas, neurológicas, psiquiátricas, do trabalho e de desenvolvimento, em suas necessidades de promoção, prevenção, manutenção, tratamento, reabilitação, adaptação funcional e /ou ambiental e inclusão na vida social.


Campo de Atuação

Esse profissional precisa ter um perfil que mostre a possibilidade de assumir a perspectiva do outro, o gosto pelo contato e o fazer humano nas suas diferentes formas de realização e expressão.
Trabalha em instituições públicas ou privadas, tais como: unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, centros de reabilitação, clínicas, hospitais gerais e especializados, asilos, centros de convivência e integração social, escolas, creches, indústrias, presídios. O terapeuta ocupacional pode também atuar com pesquisa e na docência no ensino superior.


Base Legal

  • Início de Funcionamento: 01/02/1998.
  • Autorização: Resolução Consu nº 005/97, publicada em 16/09/1997.
  • Reconhecimento: Portaria nº 211/2002, publicada no Diário Oficial da União, em 29/01/2002.
  • Renovação de Reconhecimento:Portaria SERES nº 1/2012, publicada no Diário Oficial da União, em 09/01/2012.

Diferencial

Na última Avaliação do MEC, o curso da Uniso foi classificado como um dos melhores do país, com conceito A.

E na última avaliação "in loco", obteve nota máxima em todas as dimensões avaliadas.
O Curso desenvolve atividades de extensão na comunidade, com grupos de prevenção e atenção à saúde, a partir dos quais favorece a convivência, promovendo a inclusão e a cidadania. Realiza atividades de atendimento clínico visando à reabilitação de pessoas com disfunções físicas e psicossociais, necessidades educativas especiais e acompanhamento de idosos no seu desempenho pessoal. Todas essas ações possibilitam ao estudante de Terapia Ocupacional uma intensa aproximação entre teoria e prática.


Infraestrutura


Apresentação

Projetados para melhor atender aos alunos, os laboratórios utilizados pelo curso de Terapia Ocupacional oferecem condições de vivenciar um ambiente de trabalho muito próximo ao encontrado no mercado de trabalho. Sua infraestrutura possibilita a realização das aulas de forma individual ou em pequenos grupos, o que favorece o envolvimento de todos nas atividades propostas. Todos os laboratórios, conforme suas características, são providos com equipamentos de segurança em laboratório e de combate primário a incêndios.


Infraestrutura

Laboratório de Atividades Plásticas, Tecnológicas e Recursos Terapêuticos
Sala ampla, com mesas próprias para atividades de desenho e pintura, bancada de marcenaria, forno de cerâmica, TV, vídeo, equipamentos para confecção de artesanato, além de equipamentos para confecção de órteses e adaptações.

Utilizado para vivências práticas dos componentes curriculares e produções grupais, contemplam a conceituação e análise de atividades, tendo por objetivo ser um campo facilitador da exploração criativa do potencial terapêutico, das possibilidades do cotidiano e das linguagens simbólicas das atividades.

São desenvolvidas atividades práticas em oficinas: Desenho, Pintura, Colagem, Montagem, Dobradura, Modelagem em argila, Tecelagem, Tapeçaria, Marcenaria, Cutelaria, Rádio, V.T., Fotografia, Informática, Atividades da Vida Diária (AVD) e Atividades da Vida Prática (AVP). Nos horários em que o laboratório não é ocupado com atividades didáticas, ele fica disponível para utilização pelos acadêmicos.


Laboratório de Atividades Expressivas e Recursos Terapêuticos
Sala ampla com piso de madeira, isolamento acústico e iluminação graduada, com espelho, som, colchonetes e almofadas.

Utilizado para o desenvolvimento de atividades individuais e grupais voltadas ao trabalho corporal e aos aspectos nele envolvidos, também para as vivências práticas de tarefas criativas, tais como: expressão corporal, dança, música, relaxamento, automassagem, brincadeiras, teatro, cuja análise possibilita a percepção e o questionamento da autoimagem, do reconhecimento do outro, da possibilidade terapêutica, da empatia e da análise dos aspectos sociais e culturais envolvidos na sua realização. Nos horários em que o laboratório não é ocupado com atividades didáticas, ele fica disponível para utilização pelos acadêmicos.


Laboratório de Cinesiologia e Cinesioterapia
Sala com macas, tablado, espaldar, roldanas, espelhos e equipamentos de ajuda: cadeira de rodas, bengala, muleta.

O laboratório de Cinesiologia e Cinesioterapia tem como finalidade proporcionar ao aluno o conhecimento dos princípios do movimento humano e dos exercícios terapêuticos, empregados para promover a melhoria da função sensoriomotora, através da manipulação e da análise das ações motoras, bem como possibilitar vivências práticas com equipamentos de ajuda: tecnologia assistiva, órteses e adaptações, além da análise da movimento. Esse laboratório conta com serviço de monitoria, realizado por aluno selecionado pelos docentes do componente curricular. Nos horários em que o laboratório não é ocupado com atividades didáticas, ele fica disponível para utilização pelos acadêmicos.


Laboratório de Anatomia Humana
O laboratório de Anatomia Humana consiste em um amplo ambiente com bancadas de aço inox, tanques para armazenagem de cadáveres e mesa de necropsia, no qual o aluno tem a oportunidade de confrontar as variações anatômicas existentes, além de ter acesso aos softwares ADAM Interactive Anatomy – CDRom e ADAM Pratice and Pratical Anatomy, abrangentes recursos interativos no estudo da anatomia humana. O laboratório é utilizado durante as aulas de Anatomia Humana, Anatomia do Movimento, Anatomia Fisiológica, Neurofisiologia do Comportamento e Neuroanatomia, e é destinado aos alunos dos cursos de Ciências Biológicas e da Saúde: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional; Ciências Humanas: Psicologia; Linguística, Letras e Artes: Dança e o Tecnológico: Estética e Cosmética da Uniso. Fora do horário de aula, os alunos têm a oportunidade de utilizar o espaço para estudo livre, tendo à disposição atlas, peças sintéticas e orgânicas, e o serviço de monitoria, realizado por estudantes selecionados pelos docentes das disciplinas relacionadas. O espaço possui também quatro computadores disponíveis aos alunos para o estudo em livros online, artigos e sites de anatomia.


Laboratório de Biociências
O Laboratório de Biociências é composto de nove bancadas redondas desenhadas especialmente para que, em trabalhos de equipe, cada estudante possa observar o que esta sendo realizado. Possui televisores acoplados ao microscópio para visualização precisa do material em estudo. Todo espaço apresenta sistema de segurança segundo as normas técnicas, ou seja, torneiras fotoelétricas, registro de gás próximo ao docente, piso antiderrapante, chuveiro de segurança. Laboratório de Biociências são ministrados componentes curriculares como: Farmacobotânica, Fisiologia vegetal, Cultivo de Células, Farmacodinâmica, Imunologia entre outros.


Laboratórios de Microscopia
Laboratório de Microscopia é desenhado com características ergonômicas adequadas, que privilegiam o relacionamento mais próximo entre o professor e o estudante e atendem às necessidades individuais do aluno. Este laboratório conta com equipamentos ópticos de marcas consagradas. Possui televisores acoplados ao microscópio para visualização precisa do material em estudo. Todo espaço apresenta sistema de segurança segundo as normas técnicas, ou seja, torneiras fotoelétricas, registro de gás próximo ao docente, piso antiderrapante, chuveiro de segurança. No Laboratório de Microscopia, são ministradas componentes curriculares como: CHE – Citologia, Histologia e Embriologia, Hematologia, Parasitologia, Morfologia e Anatomia Vegetal, Microbiologia de Alimentos entre outros.


Laboratórios de Governança e Cozinha Pedagógica
Parceria do curso de Terapia Ocupacional com os laboratórios do prédio de apoio 3. São utilizados para vivência em atividades do cotidiano (AVD e AVP) em espaços físicos adaptados (quarto, banheiro e cozinha), obedecendo aos critérios de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.


Produções

Os Laboratórios são utilizados para a realização de aulas práticas dos componentes curriculares do curso. Além das atividades de ensino, nesses laboratórios são desenvolvidos diversos projetos de pesquisa, com apoio financeiro da Uniso ou de agências de fomento à Pesquisa, como FAPESP e CNPq e, também, projetos, oficinas e cursos de extensão.
Os Laboratórios também são utilizados para a realização de atividades práticas e das semanas científicas.


Entre em contato

Laboratórios:

Laboratório de Atividades Plásticas, Tecnológicas e Recursos Terapêuticos, Laboratório de Atividades Expressivas e Recursos Terapêuticos e Cinesiologia e Cinesioterapia.


Local: Prédio de Apoio 2 - Cidade Universitária Professor Aldo Vannucchi
Telefone: (15) 2101-7061
Responsáveis pelos Laboratórios:
Contato: Valéria Gabaldo
Coordenadora: Profª. Drª Cíntia de Menezes Fernandes Bernal
E-mails:
cintia.bernal@prof.uniso.br

labto@uniso.br


Anatomia Humana, Biociências e Microscopia
Local: Prédio de Apoio 2 – Cidade Universitária Professor Aldo Vannucchi
Telefone: (15) 2101-7054 ou 2101-7055
Responsável pelos Laboratórios:
Valéria de Campos Orsi
e-mail: labsaude@uniso.br


Governança e Cozinha Pedagógica
Local: Prédio de Apoio 3 - Cidade Universitária Professor Aldo Vannucchi
Telefone: (15) 2101-7057
Coordenador: Prof.ª Maria Angela Severino
E-mails:
maria.severino@uniso.br
lab.apoio@uniso.br

Matriz Curricular (Grade)


Matriz (grade) vigente a partir do 1º Semestre de 2016.



Terapia Ocupacional


Componentes Curriculares Créditos C.H.
Módulo 1
ANATOMIA 4 80
CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA 4 80
PSICOLOGIA E SAÚDE 2 40
LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO E CONTEXTO 4 80
FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 4 80
SUPORTE BÁSICO DE VIDA 2 40
Módulo 2
BIOÉTICA CLÍNICA 2 40
FISIOLOGIA 4 80
FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA 2 40
NEUROANATOMIA 2 40
SAÚDE, REABILITAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL 2 40
DINÂMICA E ATIVIDADE GRUPAL 2 40
CULTURA, RELIGIOSIDADE E MUDANÇA SOCIAL 2 40
ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS 1 4 80
PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO EM SAÚDE 2 40
Módulo 3
SAÚDE COLETIVA E SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 4 80
PATOLOGIA 4 80
CINESIOLOGIA 4 80
DESENVOLVIMENTO INFANTIL 4 80
PROCESSOS GRUPAIS 2 40
ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS 2 2 40
PRÁTICAS EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 4 80
Módulo 4
CINESIOTERAPIA 4 80
DESENVOLVIMENTO ADULTO 4 80
PSICOMOTRICIDADE 2 40
CONTEXTOS SOCIAIS E O HOMEM CONTEMPORÂNEO 4 80
TERAPIA OCUPACIONAL E SOCIEDADE 2 40
T.O. NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA 4 80
PRÁTICAS EM TERAPIA OCUPACIONAL 2 4 80
Módulo 5
PROCESSO DE CUIDAR EM SAÚDE MENTAL 2 40
SAÚDE OCUPACIONAL 2 40
TERAPIA OCUPACIONAL EM DISFUNÇÃO SENSORIAL 2 40
TERAPIA OCUPACIONAL NA SAÚDE DO IDOSO 4 80
TERAPIA OCUPACIONAL EM SAÚDE FÍSICA 4 80
ELETIVO 2 40
ELETIVO 4 80
PRÁTICAS EM TERAPIA OCUPACIONAL 3 4 80
Módulo 6
PRÓTESES, ÓRTESES E ADAPTAÇÕES 4 80
ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS 3 2 40
TERAPIA OCUPACIONAL EM CONTEXTOS HOSPITALARES 2 40
TERAPIA OCUPACIONAL EM SAÚDE MENTAL 4 80
TERAPIA OCUPACIONAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR 2 40
ELETIVO 4 80
ELETIVO 2 40
PRÁTICAS EM TERAPIA OCUPACIONAL 4 4 80
Módulo 7
SEMINÁRIOS DE ESTÁGIO EM TERAPIA OCUPACIONAL I: MODELOS DE INTERVENÇÃO E PAPEL PROFISSIONAL 4 80
PRÁTICA DE PESQUISA: PROJETO 2 40
ESTÁGIO PROFISSIONAL EM TERAPIA OCUPACIONAL: SAÚDE FÍSICA I 5 100
ESTÁGIO PROFISSIONAL EM TERAPIA OCUPACIONAL: SAÚDE MENTAL I 5 100
ESTÁGIO PROFISSIONAL EM TERAPIA OCUPACIONAL: OUTRA ÁREA I 5 100
ESTÁGIO PROFISSIONAL EM TERAPIA OCUPACIONAL: AÇÕES E PROCESSOS 2 40
Módulo 8
SEMINÁRIOS DE ESTÁGIO EM TERAPIA OCUPACIONAL II: ÉTICA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 4 80
PRÁTICA DE PESQUISA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 40
ESTÁGIO PROFISSIONAL EM TERAPIA OCUPACIONAL: SAÚDE FÍSICA II 5 100
ESTÁGIO PROFISSIONAL EM TERAPIA OCUPACIONAL: SAÚDE MENTAL II 5 100
ESTÁGIO PROFISSIONAL EM TERAPIA OCUPACIONAL: OUTRA ÁREA II 5 100

 

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES - TERAPIA OCUPACIONAL 10 200
TOTAL GERAL 192 3840

Matriz Curricular (Grade) sujeita a alterações.


Observações:


1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.


2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”, que será adicionado ao seu currículo e constará de seu histórico escolar.


3. Alguns componentes curriculares poderão ser oferecidos na modalidade semipresencial.


Corpo Docente


Clique e conheça os projetos, as pesquisas e a experiência profissional dos professores.

Mensalidade


MensalidadeValor
Mensalidade integral*R$ 1039,00
Mensalidade com 50% de desconto**R$ 519,50
*Valor referente à mensalidade para o ano de 2017 e válida até a data de vencimento do boleto.
**Desconto de 50% (cinquenta por cento), para o turno da manhã, até a data de vencimento do boleto, nas mensalidades dos primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com mensalidade no valor integral.
**Confira o edital do processo seletivo.

Fale com a Coordenação


Critérios de Avaliação


REGULAMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


CAPÍTULO V DA FREQUÊNCIA E DAS NOTAS

Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.


Consulte o
Regulamento

Requisitos


REGIMENTO DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA


Seção II

DO INGRESSO NOS CURSOS E NOS COMPONENTES CURRICULARES DE GRADUAÇÃO

Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:

  1. por processo seletivo ou por outra forma legal;
  2. sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.


Consulte o
Regimento

Inscreva-se!


creduniso

Duração (tempo de integralização):
Mínimo: 8 semestres
Máximo: 12 semestres


Modalidade:
Bacharelado


Horário das aulas:
Manhã ou Noite


Coordenador(a):
Profa. Dra. Cíntia de Menezes Fernandes Bernal


Última Atualização:
01/12/2016 - 13:56:31

Esta página está de acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015.