AUTOATENDIMENTO

Concurso literário divulga vencedores
04/11/2013 - 20h48

O XXXII Concurso Literário da Uniso premiou os vencedores na última sexta-feira (1º), em uma cerimônia realizada no câmpus Trujillo, encerrando a programação da XXVII Semana de Letras.

A poesia “Tenho um violão”, de Raquel Pereira dos Santos, de São Luís do Maranhão, foi a vencedora da noite, escolhida pela comissão avaliadora.

A poesia “Hole”, de Claus Nardes, de Salto de Pirapora, por sua vez, foi escolhida pelo público, conquistando 1537 dos 2159 votos computados, e também ficou em segundo lugar na avaliação dos jurados. Já a terceira colocação ficou para a poesia “A Telespectadora”, de Lisa Alves, de Brasília, que não pôde comparecer à premiação.

A premiada da noite, Raquel Pereira dos Santos recebeu além de livros, um troféu feito pela ex-aluna de Letras, Marcela Nohama. A autora se deslocou de Santa Catarina, onde faz Mestrado em Letras, para o encerramento do concurso. Ela é poetisa, revisora e professora da área de Letras.

Emocionada, Raquel agradeceu e destacou que essa primeira premiação como poetisa impulsionará sua produção literária. “Há excelentes trabalhos e fui surpreendida com o resultado”, ressaltou. Entre suas referências estão Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes e Astor Piazzolla. Para quem quer conhecer os trabalhos da autora, confira no endereço: raquelpereiradossantos.blogspot.com.

Premiado com voto popular, por sua vez, Claus Nardes é letrista, poeta e fotógrafo. Agradecendo a todos que votaram, principalmente à sua esposa, ele também já recebeu menção honrosa no Mapa Cultural Paulista. Para quem quer conhecer seus trabalhos, acesse: incompleto.tumblr.com.

Esta edição do concurso recebeu 41 poesias, de autores de vários lugares do Brasil e também de Portugal, Moçambique e Japão. Os trabalhos deveriam ser apresentados na categoria poesia digital - criações que unissem palavra e imagem, estática ou animada, grafismos e sons, por meio de recursos digitais.

A primeira etapa foi avaliada pelos professores Jorge Luiz Antonio, Paulo Edson Alves Filho e Roberto Gill Camargo, que escolheram as cinco melhores poesias. Na segunda etapa, na noite da premiação, a comissão foi formada pelos professores Roberto Gill Camargo, Roberto Samuel Sanches, Denise Lemos Gomes, Maria Angélica Carneiro e João Paulo Hergesel, mestrando em Comunicação e Cultura pela Uniso e ex-aluno de Letras.

Para animar a noite, o evento contou com a apresentação do aluno de Letras e pianista João Simão e da Banca 4rock, que tem em sua formação o estudante de Letras, Everton Ribeiro.

O Concurso é realizado anualmente pelo curso de Letras da Uniso e visa estimular a produção literária de autores de todo o País. A cada edição é escolhido um gênero.

Premiados

1º “Tenho um violão”: http://youtu.be/KLcXqgWrK_0
Raquel Pereira dos Santos, de São Luis do Maranhão

2º “Hole”: http://youtu.be/-tf9KMxJNQI
Claus Nardes, de Salto de Pirapora

3º “A Telespectadora”: http://youtu.be/MP6N7gQ5vb0
Lisa Alves, de Brasília

Premiação - Voto Popular:
“Hole”: http://youtu.be/-tf9KMxJNQI
Claus Nardes, de Salto de Pirapora


Raquel (centro) recebe prêmio de melhor poesia digital

Claus Nardes venceu no voto popular

Comissão avalia as poesias finalistas

Jurados com os vencedores do Concurso

Os alunos apresentadores da noite

Apresentação da Banca 4rock

João Simão, aluno de Letras, em apresentação