Professora apresenta pesquisas no México
08/11/2013 - 15h09

A professora Renata Lima, Coordenadora dos cursos de Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, esteve no México, no fim de setembro, para participar da 6ª Conferência Internacional de Superfícies, Materiais e Vácuo, promovida pela Sociedade Mexicana de Ciência e Tecnologia de Superfícies e Materiais, em Mérida na capital de Yucatán.

Ela apresentou três pesquisas sobre nanomaterial que estão sendo desenvolvidas de uma parceria entre a Uniso, a Unesp, a Unicamp e a Universidade Autônoma da Cidade de Juarez do México.

Na Uniso, as pesquisas contam também com a participação das alunas pesquisadoras Bruna Carolina Nucci, Caroline Sayuri Nishisaka e Gabriela Sanches, que são orientadas pela professora.

Além da participação na conferência, Renata também esteve no Centro de Pesquisa em Química Aplicada, em Saltillo, ministrando palestra sobre “Ensaios in vitro para avaliação citotoxica e genotoxica de nanopartículas”.

Ela participou ainda da reunião do grupo de pesquisa sobre nanotecnologia, onde desenvolve um estudo em cooperação com a Univerdade de Juarez sobre desenvolvimento de nanomateriais e sistemas nanoestruturados para moléculas bioativas e aplicações biomédicas. A pesquisa conta com o financiamento dos Conselhos Nacionais de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil, o CNPq, e do México, o CONACYT.

A participação no evento, segundo a professora, permite crescimento tanto para o pesquisador quanto para a instituição. A visibilidade internacional propicia trocas de experiências, efetivação de convênios e intercâmbio de alunos, assim como intercâmbio cultural. “No caso, essa parceria Brasil/México permitiu o desenvolvimento de novas pesquisas na área de nanotecnologia com produção de novos materiais e investigação de impactos destes tanto para a saúde como ambiente”, conclui.