AUTOATENDIMENTO

Professores e alunos participam de congressos
07/12/2017 - 09h29

Encerrando o semestre letivo, professores e alunos participaram de eventos no Brasil e também no exterior, com apresentação de trabalhos. Confira.

Menção honrosa
Dois trabalhos da Uniso receberam menções honrosas na 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e 1º Congresso Brasileiro de História de Psicologia, realizada de 24 a 27 de outubro, na Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo.
Os trabalhos foram orientados pela professora Andressa Melina Becker da Silva, dos cursos de Psicologia e Educação Física, dentro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia do Exercício, Esporte e Saúde (GEPPEES).
Os temas dos trabalhos são: “Treinamento Psicológico em Bailarinos”, desenvolvido pelos alunos de Psicologia Juliana Isquierdo de Souza, Rani Silveira de Madureira Pará, Caique Matheus Maziero Barbosa e Daniele de Campos; e “Efeitos de uma intervenção psicológica na concentração e performance em bailarinas adultas”, das alunas de Psicologia, Ariane Soares dos Santos e Daniele de Campos, com Renan de Moraes Afonso, psicólogo vinculado à Unicamp, e Isabella Goulart Bittencourt, psicóloga da UFSC.
 
Congresso de Odontologia
O professor Carlos Muzilli, Coordenador do curso de Odontologia, participou do 3º Congresso Internacional de Odontologia, realizado no Amapá, de 2 a 4 de novembro. Ele foi convidado para ministrar palestra sobre “Oclusão: aspectos gerais”. O evento teve como tema “Desafios de uma Odontologia Humanizada em Tempos de Avanços Tecnológicos”.
 
Comunicação em Portugal
As professoras Míriam Cristina Carlos Silva e Thífani Postali participaram do III Congresso Internacional sobre Culturas – Interfaces da Lusofonia, realizado na Universidade do Minho, em Portugal, nos dias 23, 24 e 25 de novembro.
A professora Míriam, que faz parte do Mestrado em Comunicação e Cultura, apresentou o trabalho “Representações poéticas da morte nas narrativas midiáticas: a festa da Menina Morta”, na sessão “Arte, espaço urbano e cultura visual”.
Já a professora da Graduação, Thífani Postali, mestra em Comunicação e Cultura pela Uniso, participou da sessão “Representações e (des)construções na imagem em movimento” com a apresentação do trabalho “Representações dos territórios urbanos marginalizados no documentário brasileiro: uma análise dos filmes Fala Tu e Favela no Ar”. O estudo é fruto de seu doutorado em andamento na área de Multimeios pela Unicamp.
 
Cooperação Internacional
O professor Rodrigo Barchi, Coordenador do curso de Geografia, participou do 3º Simpósio Internacional e Interdisciplinar, de 20 e 24 de novembro, em Berlim, Alemanha.
Ele foi convidado pelo professor Johannes Kniffki, do Alice Salomon Hochschule Berlin, no âmbito do convênio que a Uniso estabeleceu com essa instituição e também com as Universidades Autônomas do México (UAM) e Benito Juárez de Oaxaca (UABJO), por meio do professor Marcos Reigota, do Programa de Pós-Graduação em Educação.
Esse convênio faz parte do Projeto de Cooperação CIIIE (Centro Internacional y Interdisciplinario de Investigación y Enseñansa Aplicada), que é financiado pelo DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).
 
Estudos em Educação
O Programa de Pós-Graduação em Educação esteve representado pela professora Maria Alzira de Almeida Pimenta e seus orientandos no II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas, realizado entre os dias 23 e 25 de outubro, em Minas Gerais. O evento foi promovido pela Rede Alfamed Brasil e pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.
O grupo também esteve no XII Seminário da Faculdade de Educação e X Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação, realizado na PUC/ Campinas, também promovido nos dias 23, 24 e 25 de outubro. O evento debateu o tema “Políticas Públicas de Educação: caminhos e descaminhos”.
Os trabalhos apresentados foram: “O conteúdo das Redes Sociais e a formação para cidadania”, de autoria dos doutorandos Marcus Vinícius Branco de Souza e Roger dos Santos, professor da Graduação, com a mestranda Tágides Renata de Mello Morais; “Cinema de animação e Educação: Releitura da sociedade atual através da animação Robôs”, de autoria da professora Maria Alzira de Almeida Pimenta, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e do doutorando Roger dos Santos, professor da Graduação; “Competências midiáticas na formação de professores”, de autoria da mestranda Tágides Renata de Mello Morais e do doutorando Marcus Vinícius Branco de Souza, com a colaboração de Tércia Zavaglia Torres; “Trabalho: a visão dos universitários e a veiculada na mídia”, de autoria do doutorando Ricardo Slavov, professor da Graduação, e mestrado Wellington Rodrigues Alves.
 
Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção
A aluna Amanda Cristina da Silva Leite, do curso de Engenharia de Produção, teve o artigo “Influência do custeio dentro da cadeia de suprimentos”, aprovado para apresentação na área de Engenharia de Operações e Processos da Produção no VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção – ConBrepro, de 6 a 8 de dezembro, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O trabalho foi orientado pela professora Graziella Andreia Malago.
 
Projetos do PIBID
Dois projetos da Uniso no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foram selecionados para apresentação em eventos.
O projeto do curso de Química sobre Tratamento de Água, que resultou na produção de um filtro com material reciclável, foi apresentado no Encontro Integrado: II Seminário do Pibid-Unicamp, II Seminário Experiências em Estágios Docente e XIII Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores, realizado de 22 a 24 de novembro, nas dependências da Faculdade de Educação da Unicamp. Três dos cinco bolsistas participaram da apresentação: Alex Bassi, Karoline Cordeiro e Stephanie Bastos. O trabalho tem a orientação da professora Camila Arakaki.
Os alunos do curso de Letras: Português e Inglês, Milton Jonas Martins e lsac Amor, também participaram deste evento, além do Il Seminário Regional do Pibid - Região Sudeste/ I Seminário Estadual do Pibid, no Rio de Janeiro, e do 9° Simpósio Ação Cidadã SIAC, na PUC/São Paulo.
Eles apresentaram dois trabalhos desenvolvidos para o ensino-aprendizado de língua inglesa que culminou com a produção de um filme mudo na escola, em parceria com a Escola Estadual Prof. Altamir Gonçalves, intitulados: "Elaboração de proposta de ensino aprendizagem nas disciplinas eletivas no Pibid de Língua Inglesa” e “Pibid Língua Inglesa: ensino-aprendizagem em Disciplina Eletiva pelo Brincar”, ambos orientados pela coordenadora do sub-projeto, professora Daniela Vendramini Zanella.
 
Projetos para o meio ambiente
Projetos desenvolvidos por alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, do Mestrado em Processos Tecnológicos e Ambientais e do Mestrado em Ciências Farmacêuticas foram aprovados para apresentação no Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (Conict) e Congresso de Pós-Graduação (ConPog), pertencentes a 1ª Jornada do IFSP no câmpus de Cubatão, realizado de 6 a 9 de novembro.
Os estudos que ganharam espaço no evento foram “Análise comparativa do desenvolvimento arbóreo de mudas nativas com espaçamento reduzido” de autoria de Vanessa Cezar Simonetti, Guilherme Augusto Fioroto Teles, Renan Angrizani de Oliveira; “Análise ambiental e econômica da viabilidade do ensacamento de pedras britadas em indústrias mineradoras”, de autoria de Júnior Farias de França, Antônio José da Silva Pena Junior e Renan Angrizani de Oliveira; “Benefícios energéticos das lâmpadas de LED para a iluminação externa”, de autoria Renan Angrizani de Oliveira, Rafael Aparecido de Oliveira e Vanessa Cezar Simonetti; “Variação solar e reutilização de materiais para hortas suspensas”, de autoria de Jéssica Prado Afonso, Wanderlei Machado e Vanessa Cezar Simonetti; e “Identificação de oportunidades para aumentar a coleta de material reciclável da cooperativa Catares de Sorocaba – SP”, de autoria de Natália Cerquearo Medeiros e Jéssica Prado Afonso.
Todos trabalhos apresentados contaram com a orientação do professor Darllan Collins da Cunha e Silva, Coordenador de Engenharia Ambiental, e fazem parte do acervo do grupo de pesquisa em Ciências Ambientais Aplicadas, que conta com a participação de docentes e alunos da Uniso.
 
Eventos em Arquitetura
Os trabalhos orientados pelo professor Tiago da Guia, do curso de Arquitetura e Urbanismo, foram selecionados para apresentação em eventos externos.
O trabalho de Iniciação Científica intitulado “Análise da Gestão da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária de Sorocaba de 2013 a 2016”, por exemplo, foi apresentado por ele e pela aluna Carla Sayuri Matsuo, no Seminário Internacional “A dimensão social da formação profissional”, realizado de 25 a 28 de outubro, na FMU, em São Paulo.
Sua orientanda, a aluna Laís Granado, por sua vez, participou do Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo / Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, realizado de 25 a 28 de outubro, na UNB, em Brasília.
Ela apresentou o projeto de extensão “Assistência técnica como projeto de extensão na Universidade de Sorocaba: fomento de metodologia para o direito à moradia”, que foi amplamente elogiado, inclusive recebendo convite da Editora da Universidade do Porto/ Portugal, para publicação de um livro sobre o projeto.
A aluna Laís também teve o artigo científico “Assistência Técnica e Sorocaba: método para garantir o direito à moradia e justiça social” aprovado no 4º Fórum Habitar, evento realizado de 8 a 10 de novembro, em Belo Horizonte, com a apresentação do professor Tiago.