Alunos desenvolvem projetos em escolas públicas
08/01/2019 - 15h08

Cerca de cem alunos dos cursos de Licenciatura da Uniso desenvolvem projetos em parceria com as escolas de educação básica da rede pública de Sorocaba, dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagogia (RP), mantidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério de Educação.
Os programas promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, como jogos, brincadeiras e contação de histórias, sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. O objetivo é valorizar o magistério e apoiar a formação dos estudantes, futuros docentes.
No caso do PIBID, participam 72 alunos dos cursos de Artes, História e Pedagogia, que são acompanhados por quatro professores coordenadores da Uniso e nove professores supervisores da rede estadual de Sorocaba.
O Programa de Residência Pedagógica conta com 24 alunos bolsistas de Pedagogia, que são acompanhados por três professores das escolas públicas parceiras e um professor coordenador da Uniso.
Os alunos participantes nos programas recebem a bolsa auxílio no valor de R$ 400 mensais, depositados pela Capes. A bolsa tem duração de 18 meses. Os programas são desenvolvidos desde 2012 na Uniso. Informações e editais: pibidrpuniso.blogspot.com.

Conheça mais sobre o Pibid em um artigo da professora Catarina Hand publicado no Jornal Cruzeiro do Sul: acesse aqui.