Projetos sociais de cursos constroem moradias
15/02/2019 - 09h00

Os cursos de Engenharia Civil e Relações Públicas, com o apoio do curso de Arquitetura e Urbanismo, estão desenvolvendo projetos de moradias para duas famílias de Sorocaba.
Dentro do projeto RP em Ação, que a cada ano promove uma ação social, o curso de Relações Públicas está construindo uma casa para uma família de três pessoas: um adolescente de 12 anos, o pai e a mãe deficiente que sofreu um acidente em 2014. Eles vivem há 14 anos em uma área de risco, no bairro Ipiranga.
O projeto começou com a articulação dos alunos e professores junto à Secretaria da Habitação, da Prefeitura de Sorocaba, para conseguir um terreno para a família, por meio de leis que permitem a doação de acordo com as condições financeiras. A partir disso, deu-se o início da construção, integrando o pai desempregado na equipe de empreiteiros, com o aprendizado de um novo ofício e a reinserção no mercado de trabalho.
O projeto arquitetônico foi elaborado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, por meio do Núcleo de Assistência Técnica (Natus). As obras já estão na fase de acabamento: faltam R$ 10 mil para a finalização. Para quem quiser contribuir, acesse o site: https://rpemacao.com.
Outra família do Jardim São Paulo também será contemplada com uma nova moradia pelo curso de Engenharia Civil, que está finalizando a etapa de fundação. Como parte do “Projeto Civil em Ação”, a iniciativa surgiu após uma roda de conversa sobre a situação da família, que mora em um barraco e não possui condições básicas para habitação.
No local, moram oito pessoas, entre elas dois deficientes auditivos, duas crianças com cinco e seis anos, uma adolescente de 13 anos e a mãe das crianças.
Neste caso, para quem quiser colaborar, basta entrar em contato pelo e-mail do professor Paulo Salmazo, que coordena as obras: paulo.salmazo@prof.uniso.br.
Em ambos os projetos, os professores e alunos estão atuando voluntariamente na construção e no processo de arrecadação de recursos financeiros, materiais de construção e mão de obra, contando com o apoio de várias empresas. Além do aprendizado da teoria na prática, ações como essas possibilitam aos alunos o exercício de cidadania. (Fotos: Divulgação)

Relações Públicas está na fase de acabamento

Engenharia Civil finalizando a fundação da casa