AUTOATENDIMENTO

Prédio abriga Clínica Odontológica e áreas de pesquisa
22/02/2019 - 13h36

O Apoio 4, novo prédio na Cidade Universitária, que abriga a Clínica Odontológica e três laboratórios de pesquisa, foi inaugurado nesta quinta-feira (21/2), em uma cerimônia que reuniu autoridades, professores, funcionários e alunos.
O Reitor, professor Rogério Augusto Profeta, em sua fala na abertura, enfatizou que o novo prédio, fruto de uma construção coletiva, vai além da expansão da Universidade, visando principalmente trazer benefícios à comunidade, por meio de serviços gratuitos, a partir da intervenção dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.
“A Uniso existe para fazer ensino, pesquisa e extensão e para formar grandes profissionais que levem à sociedade possibilidades de transformação social, e essas instalações possibilitarão isso”, comentou, referindo-se à missão institucional.
Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo de Sorocaba e Presidente da Fundação Dom Aguirre (FDA), mantenedora da Uniso e Colégio Dom, também destacou o importante compromisso educacional, comunitário e científico da Universidade com a sociedade, encerrando com a benção às novas instalações.
Na sequência, a administradora geral da FDA, Helenice de Barros Yabiku, finalizou a ata de inauguração do Prédio, com a assinatura dos membros do Conselho Superior. O Reitor e o Arcebispo fizeram o descerramento da placa de inauguração.
Após a cerimônia, o público presente percorreu o prédio, com a apresentação do professor Carlos Alberto Muzilli, Coordenador do curso de Odontologia e responsável pelo Projeto Clínica Odontológica. Os convidados também conheceram o Hospital Veterinário Universitário da Uniso.
A cerimônia abriu a programação comemorativa dos 25 anos da Uniso, que serão completados no dia 15 de setembro.
Entre as autoridades estavam Paulo de Tarso Almeida Carvalho, Delegado da Seccional Sorocaba do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; Marina Elaine Pereira, Secretária de Saúde de Sorocaba; Jessé Loures, Secretário do Meio Ambiente; Marcelo Andrade, representando o Secretário Municipal de Comunicação; Emilio Sabeh, chefe-adjunto de Gabinete do Prefeito; Alexandre Hugo, assessor de Gabinete da Prefeitura; e Carlos Mendonça, chefe de gabinete do Poder Executivo.
Pela Uniso, além do Reitor, participaram o professor Fernando de Sá Del Fiol, Secretário Executivo da FDA e Pró-Reitor de Graduação e Assuntos Estudantis; professor José Martins de Oliveira Júnior, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação, professor Aldo Vannucchi, Assessor Especial da Reitoria, além de professores, funcionários e alunos.

Clínica Odontológica
Com uma estrutura de 2.800 metros quadrados, a Clínica Odontológica da Uniso possui duas clínicas com 63 consultórios, cinco laboratórios, um deles para manequim odontológico, dois para manipulação de prótese e gesso e dois espaços multiuso, além de oito áreas com radiografias digitais e tomografia computadorizada, salas para aula, estudo, triagem e espera, entre outros ambientes que receberam equipamentos de ponta e instrumentos de última geração.
A Clínica começou a funcionar neste mês de fevereiro, com a triagem em Periodontia para o tratamento de problemas de dor, sangramento e inchaço na gengiva. Cerca de 50 pessoas participaram entre alunos, professores e funcionários da Uniso, Colégio Dom e Fundação Dom Aguirre. Uma nova triagem está agendada para 26 de fevereiro, também para o público interno. Os atendimentos começarão em março.
A próxima etapa é estender os serviços à comunidade, visando atender aqueles que não têm condições de arcar com os custos.
A Clínica funciona no formato serviço-escola, voltado às atividades práticas dos alunos do curso de Odontologia, que são acompanhados por professores especialistas.
O professor Carlos Alberto Muzilli comenta que além de favorecer a comunidade, a clínica possibilitará a prática dos alunos nas diversas áreas, com acesso a tecnologias de ponta, capacitando-os para atuar em consultórios, convênios, empresas e serviços públicos.
O Prédio de Apoio 4 também abriga outros laboratórios de pesquisa, como o Laboratório de Processamento de Imagens e Sinais (Lapisus), o Laboratório de Física Nuclear Aplicada (Lafinau) e o PhageLab - Laboratório de Biofilmes e Bacteriófagos da Uniso.
Com mais esse espaço, a Uniso amplia a assistência à comunidade de Sorocaba e Região. A Cidade Universitária está localizada na Rodovia Raposo Tavares, km 92.5.

Fotos: Paulo Ribeiro/Laboratório de Comunicação e Assessoria de Comunicação


Reitor, professor Rogério Augusto Profeta, na abertura da cerimônia

Autoridades acompanharam a inauguração

Dom Julio Endi Akamine, Presidente da FDA

Assinatura da ata de inauguração

Dom Julio e prof. Profeta descerram placa de inauguração

Visita ao novo prédio, com a apresentação do prof. Carlo Muzilli

Equipe responsável pela construção do prédio

Um dos espaços da Clínica Odontológica

Após a inauguração, o grupo conheceu o Hospital Veterinário